Tiago Germano e Maria Valéria Rezende são finalistas do prêmio Jabuti

Eles concorrem na categoria Crônica e Conto. Resultado vai ser divulgado em 8 de novembro.

Tiago atualmente vive no Rio Grande do Sul(Foto: Gabriel Munhoz / Divulgação)
Tiago Germano e Maria Valéria Rezende são finalistas do prêmio Jabuti
Tiago atualmente vive no Rio Grande do Sul (Foto: Gabriel Munhoz / Divulgação)

O escritor e jornalista paraibano Tiago Germano é um dos finalistas do Jabuti, mais importante prêmio da literatura brasileira. Os indicados foram nesta quinta-feira (4). Tiago concorre na categoria Crônica com o livro ‘Demônios Domésticos (Editora Le Chien) e não é o único representante da Paraíba na lista. Radicada no estado, Maria Valéria Rezende está na disputa com ‘A face serena’ (Penalux), na categoria Conto.

O livro que levou Tiago Germano à premiação é a estreia dele na literatura. Lançada em 2017 pelo ex-repórter do JORNAL DA PARAÍBA, a coletânea de crônicas já rendeu ao escritor a indicação ao ‘Açorianos de Literatura’ e um dos textos foi premiado com o ‘Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga’, em 2016.

>> Confira a lista completa dos indicados ao prêmio Jabuti

Tiago, que atualmente vive no Rio Grande do Sul, onde cursa doutorado, esteve de passagem pela Paraíba no mês passado para lançar seu novo livro. ‘A Mulher Faminta’ é a estreia dele em romances.

Tiago Germano e Maria Valéria Rezende são finalistas do prêmio Jabuti
Maria Valéria conquistou o prêmio em 2015 (Foto: Roberto Menezes)

Se Tiago é um estreante no Jabuti, Maria Valéria Rezende pode ser considerada uma frequentadora assídua. Em 2015, a escritora radicada na Paraíba venceu com o romance ‘Quarenta Dias’. No ano passado ela concorreu com o romance ‘Outros Cantos’. Já em 2009, foi indicada na categoria Infantil com ‘No Risco do Caracol’ e em 2013, com a obra juvenil ‘Ouro Dentro da Cabeça’.

A premiação, organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), vai acontecer no dia 8 de novembro, em São Paulo. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 5 mil.