Cabruêra comemora 20 anos do primeiro disco com temporada de shows em João Pessoa

Shows de abril marcam mais uma breve despedida da Cabruêra da Paraíba.

Foto: Divulgação/Augusto Pessoa
Cabruêra comemora 20 anos do primeiro disco com temporada de shows em João Pessoa
Turnê vai contar com a participação de músicos convidados (Foto: Divulgação/Augusto Pessoa)

A Cabruêra comemora neste mês de abril 20 anos de lançamento do 1º disco, que leva o nome da banda. Para celebrar o aniversário do trabalho que lhe abriu as portas do mundo, o grupo paraibano vai fazer uma série de quatro shows em João Pessoa tocando na íntegra o repertório do álbum. As apresentações, que começam neste sábado (6), também marcam mais uma breve despedida da Cabruêra da Paraíba. Já que depois da curta temporada a banda parte para mais uma turnê internacional, a 19ª em duas décadas, quando também vai ser lançado o novo disco, ‘Sol a Pino’.

“É um momento simbólico, de retorno à nossa origem e de encontro com um passado que define quem somos hoje. Também porque é um disco especial pra muita gente e queremos entregar ao nosso público a oportunidade de ouvirem essas músicas de novo ao vivo”, afirma o líder, vocalista e único remanescente da formação original da Cabruêra, Arthur Pessoa, sobre a ideia de comemorar o aniversário de 20 anos do álbum.

Gravado em 1999 no SG Studio em João Pessoa, com produção de Rosildo Oliveira, a estreia da Cabruêra tem 12 músicas e apresenta a identidade musical que a banda carrega até hoje: a de se inspirar em várias fontes, uma verdadeira antropofagia musical nordestina.

“Ele foi a consequência daquele início da banda em Campina Grande nos idos de 1998 na Universidade Federal da Paraíba. Eram músicas que já tocavam nos shows e chegou um momento que resolvemos registrar num primeiro trabalho autoral. Em 99 já estávamos morando em João Pessoa e foi o momento que convidamos o Rosildo Oliveira pra produzir o álbum. Também tínhamos como objetivo ter o disco pronto antes de iniciarmos a nossa primeira turnê pela Europa. Quando o disco foi finalizado nos prensamos uma pequena quantidade e levamos pra turnê na Europa”, relembra Arthur Pessoa.

O disco foi lançado no Brasil pela Nikita Music, do Rio de Janeiro, e nos Estados Unidos e no Canadá, pela Allegro Records.

Ex-integrantes voltam a tocar com a Cabruêra

Os shows em comemoração ao lançamento do disco vão acontecer no Recanto da Cevada, no bairro dos Bancários. Cada uma das quatro apresentações vai contar com a presença de convidados especiais. Na primeira, foram confirmados os músicos Lucas Dan, na sanfona, e Cassi Cobra, na percussão.

Arthur adianta que os ex-integrantes da banda que participaram da gravação do disco, Orlando Freitas, Ely e Emy Porto e Fredi Guimarães, estão na lista dos convidados. “São amigos queridos e queremos ter a oportunidade para esse reencontro de vida e música celebrando essa trajetória de 20 anos”, destaca.

Se esses ex-integrantes devem participar de ao menos um show, um outro estará presente de forma especial em toda a temporada: Zé Guilherme. Ex-vocalista e percussionista da banda nos dois primeiros discos, o músico morreu em 2018. Zé canta duas músicas em ‘Cabruêra’.

“Em uma usaremos o sample com a voz dele e na outra eu canto. Será também uma homenagem ao grande músico e ser humano que Zé representa pra todos da banda”, afirma Arthur Pessoa.

Cabruêra comemora 20 anos do primeiro disco com temporada de shows em João Pessoa
Zé sofreu um infarto em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) (Foto: Divulgação)

Mais uma turnê fora do Brasil

Após a temporada em comemoração ao lançamento do disco, a Cabruêra embarca para mais uma turnê durante o verão europeu, com shows confirmados, até o momento, em Berlim e Praga, incluindo a participação no ‘Colors of Ostrava’ na República Tcheca. O festival é considerado um dos maiores festivais do Leste Europeu e que vai contar com artistas com The Cure no line up.

“São 18 turnês internacionais incluindo uma na África e duas nos EUA, além de shows na América Latina na Colômbia e Argentina. Estamos próximos de completar 100 shows internacionais em 20 anos de turnê por 19 países”, reforça o vocalista da Cabruêra.

Cabruêra comemora 20 anos do primeiro disco com temporada de shows em João Pessoa
Cabruêra vai se apresentar fora do Brasil mais uma vez (Foto: Augusto Pessoa/Divulgação)

‘Sol a Pino’

A Cabruêra anunciou há um ano que estava finalizando um novo disco, o sexto da carreira da banda. Arthur confirmou que o trabalho está pronto, já tem nome e prazo para ser divulgado: ‘Sol a Pino’ deve ser lançado entre junho e julho, durante a nova turnê europeia.

‘Sol a Pino’ vai ser o sucessor de ‘Nordeste Oculto’, de 2012, que foi lançado dentro de um projeto multimídia chamado Visagens Nordestinas. O último álbum foi produzido pelo sitarista Alberto Marsicano, sendo um dos últimos trabalhos do artista, que morreu em 2013. Arthur relata que ele foi quem escolheu o nome do novo disco antes de morrer.

“ [O álbum] sairá por um selo da Colômbia chamado Pólen Records e foi produzido por Felipe Alvarez de Bogotá”, conta o líder da Cabruêra.

Serviço

Cabruêra: Loa de Chegança (Álbum #01)

06/04 (sábado) às 20:30h

Couvert Artístico R$10

Recanto da Cevada – Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, 53 – Bancários