Maria Valéria Rezende será homenageada na segunda edição do Ocupa Flit

Evento tem início neste sábado, com destaque para divulgação dos trabalhos dos quilombolas.

Escritora Valéria Rezende é uma das fundadores do Mulherio das Letras.
Maria Valéria Rezende será homenageada na segunda edição do Ocupa Flit
Foto: Adriano Franco/Divulgação

A escritora Maria Valéria Rezende, radicada na Paraíba, será a grande homenageada da segunda edição da Ocupa Flit. O evento da Festa do Livro Internacional da Paraíba será realizado nesta sábado (7) e domingo (8) no Quilombo Ipiranga e no Sítio Tambaba, respectivamente, no município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, a partir das 16h. Este ano, a ideia é comemorar as ações realizadas nas comunidades com uma grande festa literária.

Serão dois dias levando o livro e a leitura para o centro do debate e diálogo junto aos moradores da região, convidados e o público em geral. O evento é gratuito e vai abordar temas das mais diversas áreas artísticas como o cinema, a própria literatura, o teatro e as artes visuais. Além de um bate papo com a homenageada da festa, a programação conta ainda com performances dos atores Luiz Carlos Vasconcelos, Thardelly Lima, Raquel Ferreira e Suzy Lopes.

O ponto alto dos dois dias, destaca Juca Pontes e Anastácia Alencar, realizadores do projeto, será a exibição dos trabalhos realizados pelos moradores das duas comunidades em que a Flit atuou em 2019, que são Quilombo Ipiranga, no Gurugi, e o Sítio Tambaba. Os trabalhos são resultados de oficinas das mais diversas áreas como empreendedorismo, sustentabilidade e artes visuais realizadas na comunidade este ano, uma delas realizada pelo artista espanhol Javier Quintanilla.

Anastácia Alencar explica que a proposta da Flit não é só realizar um ou dois dias de festa literária, mas sim atuar dentro das comunidades ao longo do ano, levando a leitura e o conhecimento para esses lugares. “A Flit, que antes era um projeto, se tornou um processo coletivo, pois cada ação que a gente desenvolve gera um aprendizado, tanto para as comunidades, quanto pra gente e também para o público nesse momento de celebração. As ações que realizamos surtiram o efeito esperado e estamos muito felizes. Convidamos o público para comparecer nesses dois dias e atestar a grande riqueza cultural desses dois lugares”, pontua.

A segunda edição da Ocupa Flit é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural e da 3 Brasis, em parceria com o Engenho São Paulo, Fecomércio PB/Sesc/Senac e Prefeitura de Conde, com o patrocínio do Bradesco e da Gráfica JB.