Exposição retrata pausa no São João de Campina Grande por conta da pandemia

Fotos de Emanuel Tadeu podem ser conferidas no site da prefeitura.

Exposição “O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena” de Emanuel Tadeu
Exposição retrata pausa no São João de Campina Grande por conta da pandemia
Exposição “O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena” de Emanuel Tadeu (Foto: Emanuel Tadeu/Divulgação)

Acostumado a fotografar as cores do São João de Campina Grande, na Paraíba, e eternizar em seus registros a alegria desta festa, o fotógrafo Emanuel Tadeu tenta se acostumar a ideia da não realização do evento neste ano, principalmente por tudo que o São João representa para Campina Grande.Exposição retrata pausa no São João de Campina Grande por conta da pandemia Por isso isso ele decidiu fazer uma exposição, toda em preto e branco, que simboliza o São João pausado. As fotos da mostra ‘O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena’ podem ser conferidas no site da prefeitura de Campina Grande.

“O São João é muito importante para Campina Grande, principalmente. Porque o comércio aqui no período junino, a economia é muito forte. Eu digo que é nosso 13º. Ele mesmo tendo que ser pausado, né, ele não deixa de existir. São João precisou ser pausado por força maior que é a nossa saúde, que é a nossa maior prioridade”, disse o fotógrafo.

Exposição retrata pausa no São João de Campina Grande por conta da pandemia
Exposição “O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena” de Emanuel Tadeu (Foto: Emanuel Tadeu)

E como está a vida das pessoas que dão vida ao São João de Campina Grande? Como eles estão encarando este período de pandemia e de isolamento social? Foi pra responder a estas perguntas que o fotógrafo resolveu registrar um pouco da vida do cantor de forró, da costureira, do sanfoneiro, do quadrilheiro, do vendedor ambulante. Afinal, são essas pessoas que dão cor, tom, beleza e animação à festa.

“ É por conta dessas pessoas que o São João tem a força, a proporção que ele tem. Eu consegui extrair delas o sentimento de saudade que elas estão diante de todo esse cenário”, contou à reportagem da Rádio Nacional.

Exposição retrata pausa no São João de Campina Grande por conta da pandemia
Exposição “O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena” de Emanuel Tadeu

Uma das fotos que chamou atenção foi de uma ambulante, pois “ela fala com o sorriso”, disse. “E num momento lá que eu tava fotografando eu falei, Fia, represente pra mim todo esse cenário que você está vivendo, no seu semblante”. Ela silenciou, olhou pra baixo, e começou a chorar. Eu vou levar aquela cena pro resto da minha vida. Eu aprendi muito com aquelas pessoas”.

Apesar das cores do São João, a retratação deste momento foi em preto e branco. A razão, o fotógrafo explica: “o objetivo do projeto é justamente esse: mostrar essa descontinuação das cores e da vida e mostrar os sonhos em quarentena dessas pessoas que estão acostumadas a viver em um período junino totalmente colorido e do nada se deparar com o preto e branco”.