Orquestra sinfônica de JP lança projeto para divulgação de músicos e composições

Iniciativa vai apresentar músicos que irão tocar durante um minuto em nova composição.

Festival de Verão Cidades Criativas começa nesta quinta-feira (15), com música clássica e dança.
Orquestra sinfônica de JP lança projeto para divulgação de músicos e composições
Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa — Foto: Rafael Passos/Secom-JP/

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) lançou um projeto para divulgar os músicos integrantes da orquestra por meio de vídeos de um minuto postados nas redes sociais. De acordo com o maestro Laércio Diniz, regente titular da OSMJP, como a orquestra não está podendo se apresentar por causa da pandemia, o projeto “Um minuto, maestro”, foi criado como forma de levar música clássica ao público.

Conforme o regente, as apresentações são individuais e vão ser postadas nas redes sociais da orquestra a cada três dias. Cada músico faz um vídeo de um minuto de duração, no qual se apresenta, apresenta o compositor da música, fala um pouco da obra e executa a canção.

“São obras de compositores que escreveram para esse projeto a pedido meu e a pedido dos músicos, além de trechos de obras conhecidas do repertório erudito, que os próprios músicos selecionaram”, explica Laércio.

A ideia tem o objetivo, também, de aproximar o público dos músicos da orquestra e também divulgar informações sobre compositores e melodias famosas que vão ser executadas.