Sem aulas presenciais, Funesc disponibiliza oficinas online de técnicas circenses

Vídeos com técnicas de malabarismo estarão disponíveis a partir das 17h deste sábado.

Foto: Divulgação/Funesc
Foto: Divulgação/Funesc

As aulas presenciais da Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm estão suspensas temporariamente, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, mas nem por isso os praticantes da arte circense deixarão de continuar desenvolvendo suas atividades. A partir deste sábado (1º), a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) disponibilizará conteúdos de cursos por meio do seu canal no Youtube.

As duas primeiras videoaulas serão disponibilizadas a partir das 17h deste sábado. O público poderá acessar duas oficinas de diferentes técnicas de malabarismo ‘Swing de fitas’ e ‘Aprendendo Malabares’ (com bolas), ministradas pelo professor Josemberg Pereira.

Veja também  ‘A Rainha’: alunos da UEPB criam revista para homenagear a história de Campina Grande

Ao selecionar o conteúdo que será exibido online, a gerência de Circo da Funesc buscou oferecer aulas de acordo com a viabilidade da execução e acessibilidade. A ideia é permitir ao público executar as técnicas em casa e de forma segura. Os equipamentos podem ser confeccionados pelo praticante ou improvisados facilmente, possibilitando um melhor acesso ao conhecimento do universo circense.

No passado, o conhecimento circense era transmitido exclusivamente pelas famílias tradicionais de circos itinerantes de geração em geração. Nas últimas décadas, o ensino se tornou mais amplo, possibilitando o conhecimento mútuo e levando a vários artistas e não artistas a arte do saber circense.