Celeiro Espaço Criativo vai ser reaberto com exposição sobre nascentes dos rios

A exposição Nascentes reúne o registro fotográfico feito pelos técnicos da Seman.

Celeiro Espaço Criativo vai ser reaberto com exposição sobre nascentes dos rios

A Galeria do Celeiro Espaço Criativo será reaberta, nesta sexta-feira (9), às 17h, com a exposição Nascentes, que reúne o registro fotográfico feito pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa sobre as condições das nascentes dos rios que cortam o território da capital.

As fotografias trazem um registro feito pelos geógrafos, biólogos, engenheiros ambientais e demais profissionais que atuam na Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, durante a elaboração do Relatório Nascentes.

O material reúne um levantamento das condições das nossas águas. O documento está contribuindo para as práticas de conservação, preservação, fiscalização e orientação nos processos de licenciamento ambiental, além de políticas públicas ambientais.

Por meio de amostragem, foram selecionados alguns locais, entre nascentes e trechos de rios, para avaliar alguns parâmetros, como a presença de mata ciliar, avaliação qualitativa do estágio de regeneração da vegetação, impactos ambientais negativos (desmatamento, deposição de resíduos sólidos domésticos, eletrônicos, lançamento de efluentes líquidos, emissão atmosférica e ocupação irregular) e parâmetros qualitativos da água.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a exposição e o Relatório Nascentes são instrumentos imprescindíveis para o andamento das políticas públicas ambientais de João Pessoa. “O Relatório é um documento que revela o que estamos fazendo nos últimos quatro anos, em relação a um dos bens mais importantes para nossa qualidade de vida, que são as nossas águas. E é uma alegria imensa e uma honra para nós, que fazemos a Semam, poder apresentar esse trabalho na reabertura do Celeiro Espaço Criativo, um local que nós sempre admiramos pela qualidade de suas exposições”, comentou.

Celeiro Espaço Criativo

O Celeiro começou 2020 passando por reformas e manutenção predial em alguns ambientes, mas continuou funcionando, sem interromper as atividades. Somente após o início da pandemia do coronavírus e respeitando os Decretos Municipais, foram interrompidas as atividades.

Para Larissa Oliveira, coordenadora do Celeiro Espaço Criativo, “retomar nossas atividades, depois de mais de seis meses fechado, com uma exposição que mostra as nascentes dos rios de nossa cidade, é muito simbólico e expressivo. Nós estamos preparados para receber a população de João Pessoa e os turistas, nesse espaço que é uma referência para o nosso patrimônio cultural”, concluiu.

A exposição “Nascentes” estará disponível na Galeria do Celeiro Espaço Criativo e, no Salão Principal, segue a mostra de Artesanato e Artes Visuais, como de costume.

As visitas ao Celeiro seguirão todas as normas sanitárias de prevenção à covid-19 e deverão ser feitas por meio de agendamento. Serão agendadas até dez pessoas no máximo. Grupos familiares ou grupos de turistas poderão agendar a partir da terça-feira, dia 13 de outubro, pelo telefone 3252 2100.

As visitas espontâneas serão mantidas, mas haverá preferência pelo agendamento, podendo permanecer no prédio até dez pessoas. Esse número considera as dimensões do espaço para exposição, respeitando a distância recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde, de um metro e meio entre os visitantes. O Celeiro vai disponibilizar álcool em gel na Galeria e a entrada só será permitida com utilização de máscara.