Advogado lança livro sobre ser um pai adotivo em união homoafetiva

Livro mostra trajetória no mundo da paternidade, da adoção e o dia a dia de um casal homoafetivo na criação do primeiro filho.

Advogado paraibano lança livro sobre ser um pai adotivo em união homoafetiva. (Foto: José Barreto Hotten/Divulgação)
Advogado paraibano lança livro sobre ser um pai adotivo em união homoafetiva. (Foto: José Barreto Hotten/Divulgação)

 

O advogado paraibano José Barreto Hotten estreia na literatura com o lançamento de “Master Pai – Receita de uma nova vida”, nesta sexta-feira (5), às 16h, no canal do Youtube do Zarinha – Centro de Cultura. O livro conta sua trajetória no mundo da paternidade, da adoção e o dia a dia de um casal homoafetivo na criação de seu primeiro filho.

Segundo o autor, a obra foi feita para compartilhar a experiência. Nascido em João Pessoa, José Barreto mora em Brasília desde 1998. Casado há 21 anos com José Alexandre, ele é pai do pequeno Bernardo, que foi a inspiração para a obra.

Conforme Hotten, a chegada de uma criança na casa foi uma grande motivação para registrar as vivências compartilhadas entre os três, pais e filho. “Isso mexe na nossa própria história enquanto pessoa. Gera muita curiosidade, é um mundo novo. Foi aí que veio a ideia de registrar”.

Ele explica que é um livro de vivências e não se classifica em gêneros tradicionais da literatura. É composto por duas partes: a primeira conta a história da família, da adoção, da noticia sobre seu filho, Bernardo, assim como sua chegada. A segunda parte toma forma através dos textos que ele compartilhava depois do processo de adoção, nas redes sociais.

Dessa forma, a coletânea relata descobertas de pais de primeira viagem e fatos casuais do cotidiano de um bebê, que foi a fonte primordial de inspiração para o autor. É através destes pequenos momentos que o autor traz a pureza de sentimentos gerada pela chegada de um bebê – uma sensação que ele também quer passar para quem lê e se identifica ou empatiza com seus relatos.

Veja também  Festival de Cinema do Vale do Piancó começa nesta quinta-feira (14); veja a programação

Para ele, sua obra não é só uma coletânea de vivências, ela também deixa o leitor desconstruir noções pré-concebidas sobre paternidade e adoção.

“Permitir que as pessoas conseguiram enxergar com outro olhar a adoção, permitir; dar mais força ainda nesse movimento da paternidade ativa, que é o movimento onde os pais atuam hoje de forma mais presente na criação dos filhos, não somente como provedor do lar, como a gente via antigamente, mas sim de uma forma para vivenciar e aproveitar esse presente que a vida nos dá (…) e ele também mostra isso em uma família homoafetiva”, explica Hotten.

O evento on-line de lançamento conta com a participação de Valeska Menezes Rodrigues, psicóloga e diretora da Angaad (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção), e Maria Aparecida Gadelha, juíza com experiência na área da Infância e Juventude.

O autor diz que assim que finalizou o livro, decidiu que deveria lançá-lo na sua cidade natal. “Nós somos como tartarugas. Voltamos sempre para o mesmo lugar, onde, de alguma forma, reencontramos nosso DNA”, concluiu.

 

Lançamento do livro Master Pai – Receita de uma nova vida

Data: 5 de março, às 16h
Local: Zarinha – Centro de Cultura
Transmissão on-line: http://youtube.com/zarinhacc