Festival de Inverno de Campina Grande abre inscrições para oficinas de dança online

As atividades são gratuitas. As oficinas acontecem neste final de semana.

Bailarina Maria Eugenia Tita apresentou oficina de Perré na edição de 2021. Foto: Divulgação/Festival de Inverno de Campina Grande
Festival de Inverno de Campina Grande
Festival de Inverno de Campina Grande oferece oficinas de dança gratuitas,
Foto: Divulgação

O Festival de Inverno de Campina Grande oferece duas oficinas voltadas para a área da dança. As atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas. As oficinas acontecem de forma online.

O Festival de Inverno de Campina Grande está em sua 46ª edição e acontece entre os dias 20 e 24 de agosto. O evento é uma realização do Instituto Solidarium e Prefeitura Municipal de Campina Grande. A programação completa do FICG está disponível nas redes sociais do festival.

Oficina de Perré

Uma delas é a Oficina de Perré, ministrada pela bailarina e pesquisadora das danças tradicionais brasileiras, Maria Eugenia Tita. O Perré é um dos ritmos que integra a manifestação cultural Caboclinho, tradicional no estado de Pernambuco. A atividade vai acontecer na sexta-feira (20), das 14h às 16h, na plataforma virtual Zoom, com o limite máximo para 100 participantes.

Enfatizando a importância dessa dança para a cultura popular, Maria Eugênia Tita vai apresentar os princípios técnicos e possibilidades criativas do Perré. A proposta é que através da transmissão dos movimentos, passos e manobras dessa dança, o participante possa assimilar a diversidade de repertórios oferecidos por esse ritmo e desenvolva corporalidades e reflexão sobre o ensino e transmissão do Perré.

As aulas são destinadas principalmente a bailarinos, professores e pesquisadores da cultura popular, mas o público em geral interessado pode participar. Podem se inscrever pessoas entre 17 e 60 anos. A inscrição deve ser realizada através de um formulário.

Oficina Dramaturgia Cinética

A outra oficina é “Dramaturgia Cinética, Presença e Futuro Fantasma” que vai acontecer no dia 21 de agosto, às 10h, também pela plataforma virtual Zoom. A atividade é destinada a bailarinos e atores, e será ministrada por Alejandro Ahmed. Ele é coreógrafo, diretor artístico e performer do Cena 11 Cia. de Dança, e já montou com o grupo 17 obras entre os anos de 1994 e 2018.

A oficina é um encontro prático que vai expor através de arquivos de texto, áudio, vídeo e fotografia, como aconteceu o trabalho de pesquisa, criação, direção e performance do atual projeto do Cena 11 Cia. de Dança, “Teaser para Futuro Fantasma”. Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário.

Serviço:

Oficina de Perré
Ministrante: Maria Eugênia Tita
Data: 20 de agosto
Horário: Das 14h às 16h
Local: Plataforma virtual Zoom (online)
Inscrições: shorturl.at/fCFS7

Oficina: “Dramaturgia Cinética, Presença e Futuro Fantasma”.
Ministrante: Alejandro Ahmed – Grupo Cena 11 (SC).
Data: 21 de agosto.
Horário: 10h.
Local: Plataforma virtual Zoom.
Público-alvo: Atores e bailarinos.
Inscrições: shorturl.at/jtwNP