Curta paraibano “Remoinho” vence três categorias em mostra nordestina

Obra levou prêmio de melhor roteiro, melhor filme e melhor interpretação feminina na categoria regional.

48º Festival de Cinema de Gramado 2020 – Curta-Metragem Brasileiro – Filme: Remoinho – (PB) – 12’27” – Ficção – Direção: Tiago A. Neves – Sinopse: Após um longo período de afastamento, Maria retorna à casa de sua mãe. Ela está decidida sair do remoinho que a fez voltar.

O curta-metragem paraibano “Remoinho” teve destaque na IV Premiação de Curta Caicó. O filme, que tem direção de Tiago Neves, venceu três prêmios no festival do Rio Grande do Norte, todos na categoria regional.

As categorias que deram prêmios a “Remoinho” fazem parte da Mostra Nordeste. Entre os títulos, o de melhor interpretação feminina foi para a atriz paraibana Cely Farias. O filme venceu ainda os prêmios de melhor roteiro e de melhor filme.

O curta foi gravado dentro da proposta do “Cinema Instantâneo”, com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A obra foi produzida e gravada em um único dia, em um domingo, após uma semana de oficina com jovens da cidade de Ingá, que participaram de ações de formação do projeto “Comunicurtas Itinerante”, promovido pela Coordenadoria de Comunicação da UEPB e pelas Secretarias de Educação e de Cultura do Ingá.

“Remoinho” conta com a participação especial das atrizes Zezita Matos, Cely Farias e Joh Albuquerque, além do ator infantil Ícaro Farias. O filme conta a história de uma mulher chamada Maria (Cely Farias) e a jornada de retorno, depois de adulta e com um filho pequeno, para casa da mãe (Zezita Matos).

Anualmente, o Curta Caicó concede o Prêmio Referência de Contribuição Artística a personalidades ou movimentos que contribuem para o desenvolvimento do cinema regional e nacional. Nesta edição, a Paraíba se destacou entre os homenageados, com a atriz Zezita Matos sendo reverenciada.