icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Fest Aruanda 2021 começa nesta quinta de forma presencial e online

Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, nesta edição o festival se expande e contempla longas já exibidos em circuitos de festivais da Europa e Estados Unidos.

Publicado em 09/12/2021 às 10:03


                                        
                                            Fest Aruanda 2021 começa nesta quinta de forma presencial e online

A 16º edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2021, que acontece em João Pessoa, começa nesta quinta-feira (9) e vai até o dia 15 de dezembro, de maneira híbrida em salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay.

A solenidade de premiação será na quinta-feira (14). A programação completa está no site do evento.

Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, nesta edição o festival se expande para a internacionalização e contempla longas brasileiros já exibidos em circuitos de festivais da Europa e Estados Unidos. Entre os homenageados desta edição estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também serão homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a cineasta Cristina Amaral.

Além dos debates, o Aruanda trará ações de formação, como a Oficina Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação, com o diretor e roteirista Frederico Pinto, e o II Laboratório Aruanda Energisa Projetos Narrativas Híbridas (Doc, Fic ou ambos), com a diretora e roteirista Susanna Lira. Todas serão online.

Entre as presenças especiais no Aruanda, estarão presencialmente o cantor Ney Matogrosso, que terá uma biografia lançada pelo escritor Júlio Maria e o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que estreia como diretor de cinema com o curta 'Aluísio, o Silêncio e o Mar'.

O primeiro lançamento será na sexta-feira (10). Trata-se do livro “Utopia da Autossutentabilidade – Impasses, desafios e conquistas da Ancine”, de autoria de Marcelo Ikeda. A obra narra a trajetória da Agencia Nacional do Cinema, que neste ano completou 30 anos de existência – e resistência, sendo responsável pela retomada do audiovisual brasileiro.

Já no sábado (11), a programação de lançamento tem o olhar voltado para a Paraíba, com o livro “Paulo Pontes: a arte das coisas sabidas”. Escrito pelo dramaturgo, ator e diretor, Paulo Vieira, a obra foi reeditada neste ano de 2021 pela Editora A União.

O ciclo de lançamentos se encerra na quarta-feira (15), com a biografia de um dos maiores ícones da música brasileira. Intitulada “Ney Matogrosso, a biografia”, a obra foi escrita por Júlio Maria e mergulha no universo do intérprete, revelando sua trajetória até chegar ao símbolo performático em que se tornou.

Na sexta-feira (10) terá uma Sessão Especial Escola Pública, com o Clube de Cinema Ferris (ECIT - Escola Estadual Maria Honorina Santiago e Escola Estadual Prefeito Antonio Teixeira/Santa Rita-PB). O longa exibido na programação será 'O som ao redor', de Kléber Mendonça Filho.

Mostras e premiações - As exibições dos filmes serão realizadas na sala 9, com capacidade de 50%, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp