Forró é declarado patrimônio imaterial do Brasil

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011, pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba.

Foto: divulgação

As matrizes tradicionais de forró se tornaram patrimônio imaterial brasileiro. A decisão foi divulgada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quinta-feira (9). A manifestação cultural foi considerada, ainda, um ‘super gênero’, por agrupar ritmos como o forró, o xaxado, o baião, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé. 

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011, pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba, e nos últimos dez anos foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual. Segundo Maria Cecília Londres Fonseca, relatora do processo no Iphan, esse pedido de 2011 foi antecedido por intensa mobilização de diferentes atores.

Maria Cecília ainda destacou que as pesquisas indicam que a primeira menção à palavra forró foi localizada em um jornal amazonense de 1914, e tinha ligação aparente com seringueiros cearenses em suas atividades festivas.

Ainda de acordo com a relatora, a pesquisa identificou que o mais provável é que a palavra forró venha do termo forrobodó. O termo já era utilizado em dicionários desde o fim do século 19, que atende a sinônimos relacionados a festanças, bem como a bagunças. 

A primeira gravação com o termo “forró”, pelo que indica a pesquisa do Iphan, foi feita em 1937 pelos músicos Xerém e Manoel Queiroz, intitulada “Forró na roça”.

Mas foi Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o principal divulgador e representante do forró em todo Brasil. No início, o gênero era tocado com três instrumentos apenas: a sanfona, a zabumba e o triângulo. Em seguida, outros instrumentos foram acrescentados, como o pandeiro, a guitarra e a bateria.

O reconhecimento do forró como patrimônio imaterial do Brasil acontece quatro dias antes do Dia do Forró, celebrado anualmente no dia 13 de dezembro. A data foi escolhida em alusão ao nascimento de Luiz Gonzaga, em 13 de dezembro de 1912, maior expoente do supergênero brasileiro.