‘A Botija’: filme paraibano ganha prêmio internacional

Festival Internacional de Cinema Infantil acontece desde 2003 e já exibiu mais de 1.800 títulos, de 36 países.

Uma animação, chamada ‘A botija’, produzida em Boa Vista, na Paraíba, venceu o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), na categoria Histórias Animadas, por meio de voto popular. O FICI acontece desde 2003 e já exibiu mais de 1.800 títulos, de 36 países, para um público superior a 1,8 milhão de espectadores.

O filme conta a história de Lavínia, que é uma menina muito curiosa, que viaja no tempo através das memórias do seu avô:

“A Botija é uma tentativa de fazer um resgate histórico da cultura da oralidade que vem se perdendo ao longo do tempo, dessa forma mantendo viva a tradição de propagar conhecimentos presentes no imaginário popular por meio de narrativas e produções culturais”, contou a diretora do filme Joana Menara Soares.

A animação paraibana vencedora é da produtora Black Raven e conta com direção e roteiro de Joana Menara Soares, produção de Flávio Alex Farias, dublagem de Rebeca Soares e Rou Tavares e ilustrações de William Andrade. A produção foi aprovada pela lei Aldir Blanc e contou com apoio da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desportos do município de Boa Vista.