Dançarino de Campina Grande é único selecionado da Paraíba para participar de escola de dança na Europa

Escola de ballet clássico e jazz moderno que abriu a vaga para o paraibano é do professor Marcelo Pereira que é dançarino profissional e tem experiências em lugares como: Bolshoi, Tanzforum, Tomoko Sato e Islands Ballet.

Um bailarino de Campina Grande foi o único selecionado para participar de um intercâmbio na escola de dança Marcelos Move Dance School, em São Galo, na Suíça, Europa. Israel Castro, de 28 anos, concorreu com 12 pessoas de todo Brasil em um projeto que tem como objetivo levar jovens dançarinos para fora do país e ganhar três meses de experiência na dança internacional.

A escola de ballet clássico e jazz moderno que abriu a vaga para o paraibano é do professor Marcelo Pereira que é dançarino profissional e tem experiências em lugares como: Bolshoi, Tanzforum, Tomoko Sato e Islands Ballet. Israel participou da seleção encaminhando um portfólio dele, em que tinha vídeos dançando ballet clássico.

Foram 12 dançarinos de todo o Brasil concorrendo, mas só nove conseguiram vagas. O bailarino contou que quando fez a inscrição, não acreditava que poderia passar e ficou um pouco inseguro com a própria audição, que aconteceu de forma online, no dia 28 de novembro de 2021.

Israel dança desde os 14 anos de idade, mas o ballet clássico ele começou a aprender no ano de 2019.

Eu fiquei um pouco inseguro, pois eu estou no ballet clássico desde 2019 e tive que concorrer com pessoas que estão na área há 15 anos, por exemplo”, disse.

O interesse pelo ballet clássico surgiu em Israel quando ele foi convidado para participar de uma apresentação na cidade. Mesmo sem ter tido contato com o gênero, ele se desafiou a participar do evento.

Eu aceitei o convite porque eu gosto de coisas que me desafiam, eu gosto de me superar”, ressaltou.

Antes do ballet, Israel já dançou em quadrilhas juninas da cidade, grupos culturais e em aulas de fitdance. Ele explicou que o contato com a dança começou desde pequeno, quando, aos 6 anos, dançava na sala da casa da avó dele.

Meu contato com a dança começou desde cedo, desde quando eu tinha 6 anos e dançava na casa da minha avó com minhas primas. A dança pra mim representa paixão. Desde criança, eu já tinha uma atração pela dança”, contou.

Dançarino de Campina Grande é único selecionado da Paraíba para participar de escola de dança na Europa
Israel Castro, 28 anos. Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Israel, o intercâmbio deve começar em abril desde ano e terminar em junho, porém, para viajar, ele precisa pagar com algumas despesas. Então, o dançarino está arrecadando recursos de forma online, nas redes sociais, para conseguir viajar.

Israel informou que pretende levar para a Suíça muita força determinação e persistência, por acreditar que esses são atributos dos paraibanos. E que quer trazer com ele as experiências que a viagem vai proporcionar.

Quero aprender cada vez mais. Quero trazer tudo o que eu aprender lá, para mostra aqui na minha cidade”, finalizou