Banda-fôrra espalha afeto e fé no álbum ‘Baladas para adiar o fim do mundo’

O JORNAL DA PARAÍBA ouviu o novo disco da banda paraibana lançado nesta sexta-feira (20).

Foto: Kécia Andrade/Divulgação

Banda-fôrra lança nesta sexta-feira (20) o terceiro trabalho em estúdio, o álbum ‘Baladas para adiar o fim do mundo’. Inspirado no título do livro do escritor Ailton Krenak, o disco traz oito faixas voltadas para um sentimento existencial, trazendo um tom ao mesmo tempo provocador e esperançoso.

O quinteto formado por Guga Limeira, Ernani Sá, Hugo Limeira, Matteo Ciacchi e Lucas Benjamin aprofunda sua incursão numa linguagem musical mais pop – sem, no entanto, se apegar a gêneros ou referências musicais.

Em todas as músicas é possível perceber um sentimento que atravessa muitas pessoas após os casos da Covid-19 terem diminuído e as atividades presenciais retornando: o desejo de ser feliz e de estar perto das pessoas queridas.

Em 2020 e 2021, os shows presenciais pararam de acontecer, as famílias se distanciaram, planos precisaram ser adiados e as conversas de calçada foram substituídas pelos olhares da janela. Após o retorno, o pensamento é de tentar “largar os pesos”, “acalmar o coração” e “mergulhar nos azuis igual passarinho”. Afinal, “todo tempo do mundo é pouco para caminhar com seu irmão” ou com as pessoas queridas.

A novidade no som do “Baladas…”, além do uso de violões somados às cortantes guitarras de Hugo Limeira e Ernani Sá (que também assumem a produção musical do trabalho), é a adição de dois grandes músicos na gravação de estúdio. São as participações especiais de Helinho Medeiros (pianos, teclados e sintetizadores) e Pablo Ramirez (percussão).

A parceria com artistas diversos, que foi uma marca do disco TRILHA (2018), segue presente também na identidade visual do grupo. A arte na capa do disco é assinada pela artista pernambucana Clara Moreira. A sessão de fotos promocionais mais recente ficou sob responsabilidade da fotógrafa Kécia Andrade com figurinos de Paloma Maria Fidelis.