Entre dragões, heróis e toalhas, 25 de maio é considerado ‘O Dia Internacional do Orgulho Nerd’

Data faz alusão a morte de Douglas Adams, escritor do livro ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que é considerado por muitos fãs pelo mundo como “a bíblia nerd”.

Samuel Rufino segurando uma toalha em alusão ao Dia do Orgulho Nerd. Foto: Arquivo Pessoal/Samuel Rufino

Imagine se existisse um dia para celebrar os aficionados por histórias de alienígenas, dragões e super-heróis e, que nesse mesmo dia, essas pessoas utilizassem toalhas penduradas no ombro e na bolsa para saírem na rua? Pois bem, esse dia existe, e é o dia 25 de maio, o Dia Internacional do Orgulho Nerd

Por mais que hoje exista um dia para celebrar os nerds, nem sempre ser nerd foi algo bem visto, levando em consideração que antes a expressão era usada para inferiorizar pessoas muito estudiosas e que exerciam atividades intelectuais. 

O professor de inglês Andrey Juann, explicou que uma das origens possíveis da palavra nerd é a escrita da palavra drunk (bêbado) de trás pra frente, ou seja, knurd, que significa alguém “careta” que não bebe e, foneticamente, soa como ‘nerd’. Os nerds eram inferiorizados e marginalizados nas escolas pelos valentões, termo que também, segundo o professor, deu origem à expressão em inglês bullying.

Entre dragões, heróis e toalhas, 25 de maio é considerado 'O Dia Internacional do Orgulho Nerd'
Palavra drunk (bêbado) de trás para frente. Foto: Jornal da Paraíba

A popularidade que algumas obras do ‘universo nerd’ foi tomando fez com que o público em geral começasse a conhecer mais sobre os livros, filmes e jogos que os nerds consumiam. Com isso, o mainstream percebeu que a procura por esses produtos foi aumentando e começou a fazer grandes quantidades de materiais inspirados na cultura nerd. 

A “Bíblia” Nerd

Entre dragões, heróis e toalhas, 25 de maio é considerado 'O Dia Internacional do Orgulho Nerd'
Coleção dos livros do Guia do Mochileiro das Galáxias Foto: Arquivo Pessoal/Samuel Rufino

O dia 25 de maio é considerado o Dia do Orgulho Nerd, em homenagem a Douglas Adams, escritor do livro ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que é considerado por muitos fãs pelo mundo como “a bíblia nerd”. O autor morreu no dia 11 de maio de 2021 e, no livro, Douglas fala sobre a importância da toalha e o quanto o objeto pode ser útil em situações adversas. 

Após a morte de Douglas, os fã do mochileiro decidiram, em fóruns na internet, escolher uma data no mês de maio para homenageá-lo. A data escolhida por eles foi o dia 25 de maio, pois foi nesse data, em 1977, que foi lançamento o primeiro filme de ‘Star Wars’. A escolha dos fãs do mochileiro dividiu opiniões. Muitas pessoas perguntam até hoje: foi o mochileiro ou a saga Star Wars que iniciou o Dia do Orgulho Nerd?

Porém, é claro que uma grande saga como ‘Star Wars’ não passaria desapercebido sem nenhuma data só para si. O dia 4 de maio é considerado como o Dia de Star Wars graças à semelhança fonética em inglês que a frase “May the Force be with you” (Que a força esteja com você!”) te com “May the 4th (fourth) be with you”. E, como a saga já tinha uma data só pra ela, muitos defendem que o dia 25 de maio é considerado o Dia do Orgulho Nerd por causa do Guia do Mochileiro das Galáxias – apesar de fãs do Star Wars afirmarem que não.

Ainda em fóruns na internet, fãs do mochileiro decidiram andar com toalhas penduradas no ombro, ou na bolsa, no dia 25 e maior, como uma forma de homenagear Douglas e o livro. 

O analista de sistema Samuel Rufino acompanha o dia da toalha há 11 anos, pois ele conta que o livro ‘O Guia do Mochileiro da Galáxias’ é um local de diversidade e que possui críticas sociais importantes. Para além do contraponto com a realidade, Samuel é fã do livro por causa das experiências novas que pode conhecer por meio do universo lúdico da obra. 

As críticas sociais, a escrita fluida, o envolvimento com os personagens e a coincidência com a vida, me fizeram ser fã do livro”, disse. 

Declaradamente nerd, Samuel ainda ressaltou a importância de ter um dia que relembra o impacto positivo da cultura nerd.

Acredito que toda a comunidade Nerd deveria comemorar a diversidade e aceitação das diferenças, colocando em prática na sociedade. Pois através das críticas nas obras que consumimos, conseguimos força para nos mostrar”, afirmou. 

A toalha como você nunca viu

No capítulo três do livro ‘O Guia do Mochileiro da Galáxias’, Douglas faz uma lista de como a toalha pode ser importante em momentos diferente da vida:

  •  Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;
  •  Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;
  •  Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
  •  Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;
  •  Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;
  •  Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal;
  •  Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
  • Naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Nerd ou Geek?

Por mais que os universos nerd e geek possam andar juntos em alguns momentos, existem diferenças bem específicas para cada grupo. Embora que, para o senso comum, os termos possam ser usados para definir pessoas que são ligadas à cultura dos HQ’s, ou filmes de heróis, as expressões estão longe de serem sinônimas. 

Nerd são consideradas aquelas pessoas que possuem gosto aprofundado em assuntos específicos, como por exemplo: galáxias, filmes antigos ou matemática. Por outro lado, os geeks são pessoas mais ligadas a tecnologias e atualidades, como por exemplo: jogos eletrônicos, músicas e séries.