Obra do escritor Políbio Alves é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba

Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2).

Secom-JP/Divulgação

A obra do poeta e escritor paraibano Políbio Alves foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). Entendem-se por patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade.

Para mim, é o maior orgulho de estar vivo e ser reconhecido em vida”, diz Políbio.

“Muitos só conseguem isso após a morte. Tenho 81 anos, estou vivo, com um livro pronto para ser lançado. Sinto uma gratidão imensa, ainda estou em estado de choque”, diz o escritor Políbio Alves.

Políbio acredita que a novidade pode abrir espaço para mais pessoas serem reconhecidas no estado. “E não tenho nada a ver com política, sou um operário da palavra, esse é meu caminho, ler e escrever”, diz o escritor.

O escritor deve lançar em breve seu novo livro, “Outono, memorial da escritura”, ainda sem data.

Políbio Alves dos Santos nasceu em 1941 em João Pessoa. Ficcionista e poeta, é formado em Ciências Administrativas. Detém vários prêmios literários, alguns internacionais. Recebeu a Medalha Poeta Augusto do Anjos, da Assembléia Legislativa da Paraíba e a Comenda Cidade de João Pessoa, da câmara municipal da capital paraibana. Dentre sua obra, estão os livros “O que resta dos Mortos” e “Varadouro”.

*Com informações do g1