icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A grande Copa do forró

Finalíssima desta 26ª edição acontece no próximo sábado, no Parque do Povo, durante abertura do Maior São João do Mundo, em CG.

Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:12

Arimateia Piauí é a prova viva de que não se deve desistir dos seus sonhos. A jornada de Arimateia no Forró Fest começou em 1996. Até alcançar o primeiro lugar do pódio, na 25ª edição, o forrozeiro passou por 15 eliminatórias, e só não foi finalista em três delas. Primeiro, subiu ao pódio quando conquistou a medalha de bronze e, nos anos seguintes, chegou ao segundo lugar duas vezes.

Depois de ganhar o prêmio de melhor intérprete, sua saga no Forró Fest foi concluída quando, finalmente, chegou ao primeiro colocado em 2013.

“Me sinto como um jogador de futebol que começou sua carreira há algum tempo, conseguiu ser convocado para a seleção brasileira e que conseguiu ganhar a Copa do Mundo”, disse o forrozeiro.

Perto de mais uma final, o Forró Fest se prepara para ajudar a manter viva a tradição do forró ao eleger quem melhor representou o festival nesta edição. “Perdemos grandes referências do forró, mas o Forró Fest representa este suporte para a nossa existência”, comentou Arimateia. No ano passado, o cantor venceu com a música 'A lição da sanfona de Gonzaga'.

A finalíssima desta 26ª edição acontece no próximo sábado, no Parque do Povo, durante o final de semana de abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

A programação começa um pouco mais cedo, às 21h com uma apresentação de Capilé. Logo após a apresentação do cantor, os doze finalistas se apresentam. Após o anúncio dos vencedores, Ton Oliveira sobe ao palco e, em seguida, a dupla Sirano & Sirino.

Neste ano, o Forró Fest percorreu o litoral e o interior. A primeira eliminatória aconteceu em Cabedelo, no dia 3 de maio. Em seguida, foi a vez de Sousa receber o festival. O município do Conde sediou a terceira fase e, por fim, o Forró Fest partiu para Itabaiana para a última eliminatória. Em cada cidade, três músicas foram selecionadas.

O portal G1 Paraíba fará a transmissão ao vivo do festival, a partir das 22h20, e continuará no ar até o show de Ton Oliveira.

O vídeo poderá ser assistido pelas páginas especiais do São João local e nacional. Quem não conseguir acompanhar pela Internet, poderá assistir a uma reprise do Forró Fest na noite do domingo, dia 8, nas TVs Cabo Branco e Paraíba, logo após o Superstar.

TROFÉU ASA BRANCA

Em 1991, a equipe do Forró Fest incluiu um prêmio que viria homenagear os mais influentes e importantes nomes do gênero musical. Nascia, então, o Troféu Asa Branca, que em sua primeira edição, seria destinado a Marinês.

Depois de entregá-lo a nomes como Zabé da Loca e Biliu de Campina, o prêmio também irá coroar a grande final, em Campina Grande.

Confira as finalistas do próximo sábado

'No céu também tem forró’ (Jairo Madruga/Fábio Smith)
'Mei de Festa' (Ismênia Thereza)
‘A invenção do baião’ (Aldeni Marques)
'Ser Nordestino é Ter Poder’ (Jucelino Charles)
‘Forrobol’ (João André)
‘Minha Terra é Meu Lar’ (Judman Dias / Vava Dias)
‘Cultura paraibana’ (Williams Barbosa)
‘Do sertão ninguém sai’ (Severino Luiz de Araújo)
‘No meu tempo de menino’ (Roosevelt Fernandes)
‘Lamento Sertanejo’ (Genildo Maciel)
‘O Maior São João’ (Fredi Guimarães)
‘Utopia Nordestina’ (Edno de Luna)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp