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CULTURA

Arte é tema de revista digital lançada em CG

O jornalista responsável pela publicação acredita ser Epifania uma das primeiras públicações brasileiras a trabalhar a “arte marginal”

Publicado em 17/01/2012 às 8:00


Epifania - termo usado para indicar que alguém "encontrou a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa" – é o nome de uma revista digital, lançada em dezembro, em Campina Grande, pelo jornalista João Alves Moreira Neto, a partir do seu trabalho de conclusão no curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

O recém-formado jornalista acredita ser Epifania uma das primeiras públicações brasileiras a trabalhar a “arte marginal” como um eixo temático ainda pouco explorado pelas grandes mídias. “Foi um trabalho elaborado durante todo um semestre com o meu professor e orientador Fábio Ronaldo da Silva”, comenta João Alves. “Neste trabalho, procurei mostrar personalidades da nossa cultura que ainda não tem o seu devido valor na mídia, pois falar de estrelas ou filmes hollywoodianos já é algo que todo mundo faz", pontua.

"Apresentar os trabalhos de artistas como Junior Misaki, o palhaço Ronaldo, o músico Toninho Borbo, entre outros independentes, ajudam a fazer o diferencial desta revista”.

A primeira edição da Epifania traz pouco mais de 40 páginas coloridas, com uma linguagem interativa, mesclada entre o verbal e não-verbal, voltada a computadores, com o formato de tela widescreen desenvolvido em PDF.

“A diferença deste projeto para outros PDFs é que este conta com elementos interativos embutidos, como áudio e vídeo”, explica o autor. “Assim, você pode ler uma matéria como ‘Heróis Brasileiros’ e ouvir ‘falas’ do diretor Guto Aeraphe e assistir ao primeiro episódio de sua webssérie, Herois. Tudo isto no corpo da revista e sem a necessidade de estar conectado à internet”.

Segundo João, a revista não visa uma transformação dentro da web. “Ela se apoia na atual mudança de hábitos relacionada à busca por informação. Em meio a uma sociedade que está cada vez mais dependente da internet, o aparecimento dos tablets e iPads têm dado a oportunidade à grande imprensa de publicar seus materiais em novas mídias, a exemplo do JORNAL DA PARAÍBA que está dentro deste mercado, com um app para iPads”.

Imagem

Jornal da Paraíba

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