icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Braúlio Tavares fala de música, literatura e comportamento em nova coletânea

Estreando a parceria com o selo Jovens Escribas, escritor paraibano lança nova obra em João Pessoa, nesta terça-feira (17).

Publicado em 17/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 11:11

Música, literatura e comportamento são alguns dos temas da mais recente coletânea de crônicas de Braulio Tavares. O escritor paraibano lança o livro 78 Rotações (Jovens Escribas, R$ 30,00) hoje, em João Pessoa, às 19h, no Café Empório, e amanhã, também às 19h, na livraria Nobel, em Campina Grande.

Seus escritos já são bem conhecidos do leitor do JORNAL DA PARAÍBA, onde ele mantém uma coluna diária. Esta não é a primeira vez que Tavares reúne as crônicas aqui escritas em livro.

“Eu tenho um grande número de colunas no jornal. Tenho esse projeto de selecionar os textos para transformar em livro”, comenta o autor.

A escolha do título do livro faz referência aos discos de antigamente. “O Carlos Fialho, editor da Jovens Escribas, me pediu que eu escolhesse por volta de 70 crônicas. Escolhi 78 artigos e lembrei do disco de 78 rpm. Com rotações, quer dizer que cada dia é uma volta. É como se cada volta tivesse falando de um assunto diferente”, conta. É o primeiro livro pelo selo potiguar.

No livro anterior, A Idade da Ignorância (EDUEPB), lançado ano passado, Braulio Tavares trouxe uma seleção temática que abordava ciência, filosofia e tecnologia. “Um tema direcionado para estudantes universitários”, explica o escritor.
Segundo ele, a seleção do que vai ser escolhido para as suas coletâneas depende muito da editora que está publicando o livro. Para 78 Rotações, o escritor traz uma seleção de crônicas com temas diversos.

Os artigos abordam música, cinema, literatura e comportamento. “Eu quis fazer algo diferente. Eu quis fazer uma seleção variada para que pudesse interessar a mais pessoas. Por exemplo, se eu publicasse um livro só com minhas crônicas que falam sobre o rock, pessoas que não curtem o gênero não iriam comprar.”

AS CRÔNICAS
Da cultura popular brasileira a grandes referências artísticas internacionas, os títulos contemplados nessa coletânea falam sobre a música de Elino Julião, a voz de Nara Leão e o disco Strawberry Fields Forever, dos Beatles. Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga, também é lembrado por Tavares. Já no campo da literatura, o autor traz as suas crônicas sobre Ariano Suassuna e Machado de Assis, entre outros.
Até o ex-cangaceiro Antonio Silvino entrou no menu da coletânea. “78 Rotações é um cardápio para vários gostos”, anuncia o autor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp