icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cantora lírica da PB aplaudida mundialmente faz solo com Sinfônica na Capital

Árias italianas e francesas fazem parte do repertório da apresentação. Ópera acontece nesta quinta-feira (7), no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Publicado em 07/10/2010 às 8:21

Audaci Júnior
Do Jornal da Paraíba

Nesta quinta-feira (7) será apresentada no Cine-teatro Bangüê, do Espaço Cultural José Lins do Rego, às 20h30, o concerto Uma Noite com a Ópera, com a soprano Isabel Barbosa e a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Árias italianas e francesas fazem parte do repertório da apresentação.

Uma ária consiste em uma composição musical feita para um cantor solista. Geralmente o termo também é usado quando a canção está contida em uma obra maior, como a cantata, oratório ou a ópera. Soprano é o registro de uma voz feminina mais aguda.

Isabel Barbosa atualmente é reconhecida e aplaudida no mundo todo por seu canto, principalmente na Itália. Mas como a maioria das pessoas daqui, desconhecia o que seria essas nomenclaturas tão comuns hoje em dia para ela.

Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural

A cantora lírica nasceu em uma família humilde de Esperança, interior da Paraíba. Mesmo com a carência de se estudar gêneros musicais nas escolas daqui, ela foi adotada por uma família de João Pessoa e passou a estudar piano aos cinco anos.

A ópera estreou na sua vida anos mais tarde, no coro da Associação Lírica Belcanto, onde a professora Tika Porto lhe mostrou uma fita cassete com a soprano italiana Renata Tebaldi. “Logo fiquei impressionada com a voz límpida e luminosa que parecia vinda do céu”, exclama a solista.

Isabel é graduada no curso de Educação Artística e teve habilitação em música pela Universidade Federal da Paraíba. Nos EUA estudou na Westminster Choir College e fez graduação e pós-graduação em canto lírico em Florença, na Itália, o berço da ópera. “É a cidade mais exigente. Se você não canta bem é vaiada, sem dúvidas. Lembro até de uma das divas do canto lírico falando: ‘Em Florença eu não volto mais!’”.

Atualmente radicada na Itália, Isabel Barbosa nunca foi vaiada por lá, mas percebe nitidamente as diferenças de públicos. Segundo ela, em lugares como Brasil e EUA, o público é mais entusiasmado e não analisa somente o canto, mas o lado humano da interpretação. Mesmo com a falta da iniciativa educacional, Isabel afirma que o canto lírico é valorizado no país como qualquer forma de arte. Já cantou em igrejas e acrescenta a sua bagagem cultural a apreciação de uma pessoa humilde como a de um renomado maestro.

Apesar de seu canto ser valorizado aqui, uma das críticas de Isabel corresponde à educação em si. As escolas poderiam incentivar os alunos para a música como a Itália faz com seu ensino fundamental, onde passam por todos os gêneros.

Em maio deste ano, sua voz ecoou em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos de toda parte do mundo.

Ano passado a soprano tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália. A instituição promove o aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini, que faz parte do repertório de hoje à noite.

Além de Puccini, outras árias de óperas famosas serão interpretadas, a exemplo de “Je Veux Vivre”, de Gounod e “Vorrei Spiegarvi Il Giubilo”, de Rossini. Todas sob a regência do premiado maestro titular da OSPB, Marcos Arakaki.

O concerto Uma Noite com a Ópera faz parte do projeto Quintas Musicais e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Orquestra Sinfônica da Paraíba (foto: Guto Zafalan / Divulgação)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp