Dia Internacional do Rock: além de Metallica, conheça outros sucessos do estilo que aparecem em Stranger Things

A data é comemorada no dia 13 de julho e o Jornal da Paraíba fez uma seleção de músicas de rock que apareceram nas quatro temporadas da série.

Eddie Munson, personagem de Joseph Quinn, toca Metallica em Stranger Things

O Dia Internacional do Rock é comemorado nesta quarta-feira (13) e por causa da série de TV Stranger Things, o rock está em alta justamente esta semana. Isso porque um dos pontos altos do final da quarta temporada, que estreou recentemente na Netflix, é quando o metaleiro e RPGista Eddie Munson (Joseph Quinn), um dos novos personagens da série, toca uma versão de “Master of Puppets”, do Metallica. O trecho fez tanto sucesso entre os fãs que fez a música voltar ao topo das paradas em vários países. 

Então para celebrar o estilo, vamos relembrar aqui outros grandes clássicos do rock dos anos 1980 que foram destaque em temporadas passadas de Stranger Things, que tem feito um trabalho muito bom em trazer de volta o hype de sucessos de outras eras (como foi o caso de “Never Ending Story”, do Limahl, na terceira temporada, e “Running Up that Hill (A Deal With God”, de Kate Bush, nesta quarta temporada), mas que não vamos tratar aqui por serem de outros estilos. 

Atenção! A partir deste ponto a reportagem traz spoilers menores de Stranger Things. Leia por sua conta e risco.

1ª temporada – The Clash – Should I Stay or Should I Go

Na primeira temporada, uma das canções mais marcantes incluída na trilha sonora da série é “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash. A música foi escrita em 1981 e saiu no ano seguinte no quinto álbum de estúdio do The Clash, “Combat Rock”. 

Na série ela teve um papel muito importante na trama, por representar a ligação dos irmãos Will Bayers (Noah Schnapp) e Jonathan Bayers (Charlie Heaton). Inclusive, ela aparece pela primeira vez numa cena bem carinhosa em que o irmão mais velho apresenta o clássico do pop rock para o ainda pequeno Will.

2ª temporada – Scorpions – Rock You Like a Hurricane

A segunda temporada de Stranger Things já começa com a introdução de dois novos personagens: o galã valentão com pinta de glam rocker dos anos 1980 Billy Hargrove (Dacre Montgomery) e sua irmã mais nova Maxine “Max” Hargrove (Sadie Sink). 

A chegada deles, principalmente de Billy, é marcada também pela chegada do hard rock na trilha da série, uma vez que a apresentação dos dois, no primeiro episódio, é ao som de “Rock You Like a Hurricane”, clássico do Scorpions que saiu em 1984 no nono álbum de estúdio dos alemães, “Love at First Sting”.

3ª temporada – Cutting Crew – I Just Died in Your Arms Tonight

Billy também é o responsável por esse clássico do rock que aparece também em um primeiro episódio, só que da terceira temporada. Agora trabalhando como guarda-vidas da piscina comunitária de Hawkins, o corpo malhado de Billy arranca os olhares das moradoras da cidade, incluindo Karen Wheeler (Cara Buono), mãe dos protagonistas Nancy e Mike e também da pequena Holly. 

Ela é casada com Ted Wheeler, mas acaba tendo uma queda pelo roqueiro valentão e marca um encontro com o jovem. Porém, no final do episódio, ela termina de se arrumar para o encontro e desiste de última hora ao ver o marido dormindo no sofá da sala com Holly. Esta última cena, desde a preparação para o encontro até a desistência, é marcada por “(I Just) Died In Your Arms Tonight”, single de estreia da banda Cutting Crew, do primeiro álbum “Broadcast”, de 1986. 

Uma curiosidade é que ela também entra na lista das músicas que ganharam versões em forró, como “Caranguejo”, de Toca do Vale, sucesso também nas vozes de Xand, do então Aviões do Forró, e de Wesley Safadão, na época ainda com a banda Garota Safada.

4ª temporada – Metallica – Master of Puppets

Chegamos então a “Master of Puppets”, um dos maiores sucessos do Metallica, lançado no álbum homônimo do grupo, em 1986. A história da música em Stranger Things é interessante. No trailer da quarta temporada, o personagem Eddie aparece tocando um solo de guitarra em cima de um trailer, dentro do mundo invertido.

Os fãs perceberam que a cena não apareceu na primeira parte, e ficaram ansiosos para a segunda, já esperando em qual contexto isso seria possível. Enquanto isso, outros fãs tentaram descobrir que música era e, segundo o próprio Metallica, alguns acertaram que era “Master of Puppets” pelo posicionamento das mãos do ator no braço da guitarra.

Aliás, o próprio Joseph Quinn, que dá vida ao metaleiro, fez questão de aprender a tocar a parte de guitarra da música, incluindo o solo, para executar na série. Ele de fato está tocando as notas certas nas cenas e em apenas alguns closes do solo é que aparecem as mãos do guitarrista Aidan Fisher. 

A versão do áudio que foi ao ar foi tocada por Tye Trujillo, filho do baixista do Metallica, Robert Trujillo, que aprendeu a música a com o guitarrista da banda, Kirk Hammett.

A canção aparece em uma cena onde Eddie precisa distrair um exército de morcegos-monstros do mundo invertido para que os amigos dele executem parte do plano para destruir o vilão Vecna em outro ponto da cidade.

Alguns fãs mais antigos do Metallica ficaram chateados com a música “virando modinha”, mas o próprio Metallica já deixou o recado no Tik Tok. Vestidos com a camisa do Hellfire Club, grupo de RPG criado pelo personagem de Quinn, a banda tocou o clássico e disse que não importa se você é fã da banda há 40 anos ou há 40 horas, o importante é que todos estão unidos pelo poder da música.

Menções Honrosas

The Who – Baba O’Riley

Um remix do sucesso “Baba O’Riley”, do The Who, aparece no trailer da terceira temporada de Stranger Things, em 2019. Apesar de se passar uma década antes da história da série, a música fala sobre a adolescência, o que condiz bastante com a situação das ex-crianças protagonistas da série: Mike, Will, Dustin, Max, Lucas e Eleven. Aliás, todos os personagens nasceram em 1971, ano em que a música foi lançada no álbum “Who’s Next”.

Siouxsie and the Banshees – Spellbound

Um dos maiores sucessos do rock gótico dos anos 1980, “Spellbound”, da banda Siouxsie and the Banshees fecha a quarta temporada de Stranger Things com um tom de mistério e horror, como um prenúncio do que virá na quinta temporada após o encerramento tenso da temporada atual. A música é a primeira do álbum “Juju” e tem uma letra inspirada nos filmes de Alfred Hitchcock. Na série, ela é executada nos créditos do último episódio da temporada.