icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Escolhido para a infância

Poema 'Aos predadores da utopia', de Lau Siqueira é incluído na antologia 'Poemas que Escolhi para Crianças'.

Publicado em 07/01/2014 às 6:00

Um dos poemas mais famosos de Lau Siqueira acaba de ser incluído na antologia Poemas que Escolhi para Crianças (Salamandra, 160 páginas, R$ 43,00), organizada por Ruth Rocha. 'Aos predadores da utopia', publicado no livro O Guardador de Sorrisos (1998) e em várias outras antologias, integra a seleção de poemas de mais de 40 autores brasileiros de várias épocas, ilustrados por outros nove artistas.

"É disparado o meu poema mais conhecido, tendo sido já traduzido para diversos idiomas, mas... detalhe: não foi escrito para crianças", confessa Lau, que ficou surpreso com a escolha feita por Ruth Rocha com a ajuda da filha Mariana Rocha. O poema de Lau foi ilustrado por Thaís Beltrame, que também ilustrou o volume da coletânea Leituras de Escritor (Edições SM), organizada por Ana Maria Machado.

"O fato de ter sido incluído nesta antologia me despertou sim o interesse de reunir algum material direcionado às crianças", sublinha. "Espero poder, ainda este ano, direcionar uma produção para alguma editora. Me interessa, como autor, fomentar a formação de leitores e acho que a poesia cumpre um papel fundamental nisso."

Na antologia, Lau está ao lado de poetas como: Artur Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Casemiro de Abreu, Castro Alves, Ferreira Gullar, Mario Quintana, Olavo Bilac, Patativa do Assaré, Paulo Leminski, Vinicius de Moraes, entre outros. Os poemas foram divididos em nove blocos: 'Bichos e bichinhos', 'Meninas e meninos' (bloco do qual Lau participa), 'Valentia', 'Família', 'Cantigas', 'Terra Brasilis', 'Amor', 'Filosofias' e 'Poesia'.

O poeta gaúcho, que está à frente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), também tem projetos institucionais na área: "Enquanto gestor, também estamos atentos a essa questão. Vamos abrir um espaço para crianças na biblioteca do Espaço Cultural e já no Fenart vamos direcionar uma parte da programação para crianças."

De acordo com o que foi antecipado pelo presidente, o Festival Nacional de Artes (Fenart) está previsto para ocorrer em João Pessoa na reabertura do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, ainda neste primeiro semestre.

FENART TERÁ AUGUSTO PARA CRIANÇAS

Concebido para homenagear o 130º aniversário de nascimento e o centenário da morte de Augusto dos Anjos (1884-1914), a 14ª edição do Fenart poderá contar, de antemão, com um projeto que tem como objetivo apresentar o poeta do Eu (1912) para os pequenos leitores.

O projeto, provisoriamente intitulado Augusto dos Anjos: Uma Biografia Ilustrada, está sendo conduzido pelo escritor Jairo Cézar junto à Forma Editorial. A editora já fez o convite à ilustradora Luyse Costa para fazer parte do time que vai recriar, em quadrinhos, a infância de Augusto no Engenho Pau D'Arco, do peito da ama de leite Guilhermina à sombra do tamarindeiro.

"A proposta é apresentar o autor para as crianças de forma lúdica e divertida", explica Jairo Cézar. "Às vezes, a gente chega na adolescência e só aí passa a saber quem é Augusto dos Anjos, Zé Lins, Pedro Américo... A ideia é encurtar esse caminho."

Jairo Cézar também está preparando sua estréia na prosa em 2014: seu livro O Menino que Roubava Gaiolas, voltado para o público infantojuvenil, será lançado em breve pela Escrituras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp