Fest Aruanda 2023 cancela homenagem a crítico após supostas falas racistas e homofóbicas

Crítico Inácio Araújo seria homenageado e participaria de mesa-redonda no Fest Aruanda 2023.

Fest Aruanda, em João Pessoa | Foto: Divulgação/Fest Aruanda

O Fest Aruanda 2023 cancelou a homenagem que faria ao crítico de cinema Inácio Araújo, após falas proferidas na 10° Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. Em nota, a organização do festival paraibano informou que a decisão se deu por falas classificadas como “racistas e homofóbicas.

A polêmica envolvendo Inácio Araújo aconteceu no último domingo (26). Segundo participantes do evento, o crítico teria proferido falas de cunho racista e homofóbico contra produções audiovisuais que abordam temas ligados a pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+.

Em nota, o Fest Aruanda informou que a homenagem a Inácio Araújo está cancelada até pelo curto tempo de apuração dos episódios. O crítico também participaria de uma mesa-redonda com lançamento de um livro.

Após o ocorrido, a organização da própria  Mostra de Cinema de Gostoso divulgou uma nota se posicionando contra qualquer tipo de preconceito.

A Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte também expressou repúdio às falas proferidas pelo crítico. O órgão reafirmou a importância da produção de filmes com temáticas diversas.

Alice Carvalho, potiguar que é uma das protagonistas da série Cangaço Novo, também se manifestou contra as falas. Por meio de nota conjunta com o Caboré Audiovisual, a atriz questionou o motivo pelo qual as narrativas alvo de preconceito incomodam tanto.

É muito sintomático que, quando podemos contar nossas histórias, nos posicionando politicamente através do audiovisual, temos que ouvir que nossos filmes “cansam” ou “exageram” ou que estamos “nos vitimizando”. Por que será que nossas narrativas incomodam tanto?!”, escreveu.

O Jornal da Paraíba entrou em contato com Inácio Araujo por meio do telefone disponível em seu blog para obter respostas sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas.

Fest Aruanda 2023

Começa nesta quinta-feira (30) em João Pessoa o Fest Aruanda 2023, um dos festivais mais tradicionais do audiovisual paraibano. O evento acontece no Cinépolis do Manaíra Shopping e segue até 6 de dezembro.

Entre os destaques da programação, está um painel com o diretor e elenco da série “Cangaço Novo”, homenagem a Soia Lira e entrevista com Geraldo Vandré.

Em sua 18ª edição, o Fest Aruanda é um dos maiores realizados pelo setor audiovisual da Paraíba. Ele acontece na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping, e toda a programação é gratuita.

Fest Aruanda
Fest Aruanda acontece em João Pessoa | Foto: Divulgação