icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Festival Paraibano de Coros começa na nesta quarta-feira

Coral Unipê fará apresentação o encerramento da noite de sexta-feira (10), em um encontro de mais de 60 vozes.

Publicado em 06/09/2010 às 13:40

Da Redação
Com Assessoria Unipê

O Coral Universitário Unipê participará do Festival Paraibano de Coros (Fepac) 2010, no Espaço Cultural, na próxima sexta-feira (10), com um show eclético para o público de todas as idades. O Coral do Unipê encerrará a noite da sexta-feira, por volta das 21h. O Fepac 2010 será aberto nesta quarta-feira (8) e se estenderá até o próximo sábado (11), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa.

De acordo com a organização do evento, cerca de 2,5 mil vozes de 60 corais dos quatro cantos do Brasil se encontrarão no Fepac 2010. As apresentações do Festival começarão sempre a partir das 19h e a entrada é gratuita.

Haverá corais de vários estados, entre eles, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piaú, além de grupos paraibanos, que também deverão passar pelo evento.

Segundo o coordenador do Festival, maestro Eduardo Nóbrega, o Fepac já está inserido no calendário cultural da Paraíba como o maior evento de canto coral do Estado e um dos maiores do Brasil. "O festival proporciona aos grupos corais uma maior integração e uma oportunidade que cada regente tem de mostrar e valorizar seu trabalho junto com o grupo", ressaltou.

Sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, o Coral Unipê promete fazer uma apresentação com muitas surpresas, na noite desta sexta. É formado por alunos e professores dos mais diversos cursos da instituição. O grupo se destaca por levar ao público melodias dos mais variados gêneros, mantendo sempre o equilíbrio entre o erudito, o sacro, o popular e o contemporâneo, o formal e o irreverente. “Tudo isso, sem se descuidar do lado cultural, peculiar ao canto coral”, observou o maestro.

O Coral Universitário do Unipê desenvolve em seu trabalho fórmulas musicais que despertam, no público jovem e universitário, o interesse pelo canto coral. “Para isto, adaptamos em arranjos para coral, gêneros e músicas-ícones da juventude moderna, observando, durante as apresentações, a reação do público diante desta nova proposta de música em coro”, afirmou o maestro João Alberto.

Para o maestro, o importante do Fepac é a integração entre os grupos e a valorização da cultura e do trabalho que é desenvolvido pelos corais. “O Festival Paraibano de Coros é considerado um dos maiores festivais de canto coral do Brasil. Sempre preparamos algo especial e inédito para este evento”, observou João Alberto, sem revelar o repertório da sua apresentação, que está mantido a sete chaves.

O Coral do Unipê tem se apresentado em eventos dos mais diversos gêneros, destacando encontros de coros na Paraíba e festivais nacionais em vários Estados do país, além de solenidades ligadas às atividades do Unipê. Foi o único grupo de canto coral a ser escalado para os shows do Fenart 2010 (Festival Nacional de Arte), ocorrido em maio passado, superlotando o teatro do Cine Banguê.


Apresentação do Coral Unipê na Fepac 2009

Apresentação do Coral Unipê no Fenart 2010

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp