Governo anuncia mais de R$ 50 milhões para a cultura da Paraíba

Solenidade para anúncio de investimetos na cultura paraibana aconteceu esta terça (5).

Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa | Foto: Rafael Passos/Divulgação

O Governo da Paraíba anunciou nesta terça-feira (5) vários investimentos para a área da cultura. Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), serão investidos mais de R$ 50 milhões, distribuídos aos artistas por meio de diversos editais.

O anúncio foi feito em uma solenidade que aconteceu no Cine Banguê, no Espaço Cultural , em João Pessoa. De acordo com o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, os artistas serão beneficiados através de editais de iniciativas como a Lei Paulo Gustavo.

Além dos editais, os artistas também terão auxílio de especialistas em submissão de propostas culturais. Serão montados 22 escritórios em todo o estado, através de uma parceria com o Instituto Federal da Paraíba, onde os artistas receberão instruções.

“Além de ofertar os editais vamos ofertar cursos, oficinas onde os artistas possam se qualificar. Em uma parceria com o IFPB, vamos montar 22 escritórios em todo o estado, onde os artistas poderão tirar dúvidas e receber auxílio para submeter propostas”, explicou o secretário.

Cultura
Solenidade de anúncio dos investimentos aconteceu no Cine Banguê | Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Editais para a cultura

Antes da solenidade, o governo anunciou que seriam assinados o II Edital de Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba, a 2ª chamada do Programa Arte na Bagagem, o Edital do Programa ICMS Cultural e os 13 editais para execução da Lei Paulo Gustavo (confira o cronograma abaixo).

Cronograma de editais para a Cultura na Paraíba

  • Lei Paulo Gustavo: inscrições entre 9 de setembro e 9 de outubro;
  • Arte na Bagagem – 2ª chamada: inscrições até 30 de setembro;
  • Mostras e Festivais de Cinema: inscrições entre 5 e 25 de setembro;
  • Conselho de Cultura: eleições marcadas para 15 de dezembro;
  • Conferência Estadual de Cultura: de 16 a 18 de novembro.