Livro sobre jacaré do Açude Velho é lançado em Campina Grande neste sábado (25)

Personagem icônico de Campina Grande. jacaré do Açude Velho é tema de livro literário infantil.

Capa do livro ‘O Jacaré do Açude Velho’ | Foto: Divulgação

O icônico jacaré do Açude Velho, personagem presente no imaginário de quem vive em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, é tema de um livro lançado neste sábado (25). O livro ‘O jacaré do Açude Velho’, de Ida Steinmüller, é voltado para crianças e já está disponível ao público.

A obra literária infantil é a primeira do gênero a ser desenvolvida por Ida, que além de escritora também faz parte da organização do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) e desenvolve, junto com o historiador Vanderley de Brito, um trabalho de conservação das memórias da cidade.

O livro tem 24 páginas e conta com ilustrações de Vanderley de Brito. O objetivo é enriquecer o acervo literário de história local, já que segundo a autora é o primeiro gênero ambientado em Campina Grande.

“A obra é de alcance educativo e ajuda a formar o caráter humanista das novas gerações, trazendo uma linda lição cuja profundidade filosófica nos remete à reflexão rousseauniana sobre natureza humana”, explicou Vanderley de Brito, historiador que auxiliou a produção.

O livro será lançado na livraria Espaço da Cultura, localizada na Av. Getúlio Vargas, no Centro de Campina Grande, a partir das 10h.

Jacaré do Açude Velho
Ida Steinmuller, autora do livro | Foto: Amy Nascimento/TV Paraíba

Jacaré do Açude Velho

O jacaré do Açude Velho é um personagem conhecido por muitos campinenses que acreditam na presença do animal no reservatório, localizado na região central de Campina Grande.

Eventualmente, principalmente em períodos chuvosos, jacarés costumam aparecer na região e são resgatados por bombeiros.

O Museu Vivo Répteis da Caatinga, em Puxinanã, acompanha a rotina dos animais e já abrigou ao menos um jacaré inicialmente encontrado no Açude Velho.

A presença do animal se tornou até nome de bloco carnavalesco. Os foliões do tradicional bloco ‘Jacaré do Açude Velho’ desfila pela região do açude.