icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Milton à frente da luta cultural

Eleito presidente do 'Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais', Milton Dornellas, ganha espaço importante para debates.

Publicado em 03/03/2012 às 6:30


O Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas é uma articulação política que existe há três décadas e tem o objetivo de debater políticas culturais existentes por todo o país.

Milton Dornellas, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é o mais novo presidente da instituição.

Dornellas foi eleito na última quinta, durante uma reunião geral do fórum, realizada em Brasília.

Além da realização do processo eleitoral, entram nas pautas das reuniões o intercâmbio cultural entre as capitais e discutir junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a situação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

O novo cargo de Dornellas implica na sua entrada também no Conselho Nacional de Cultura e no Conselho de Incentivo à Cultura. "São dois espaços importantes de debates, análise de projetos e encaminhamento de propostas do fórum", frisa o novo presidente.

PONTOS DE CULTURA
Segundo Dornellas, houve uma solenidade com a presença da ministra da Cultura Ana de Holanda para assinar um termo de cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC) e as Universidades da Bahia e Santa Catarina (UFBA e UFSC, respectivamente) para treinamento, apoio técnico e implantação dos Pontos Municipais de Cultura. "Serão em 20 cidades, entre capitais e regiões metropolitanas", garante o presidente, apontando que João Pessoa e outras cidades paraibanas estão incluídas.

O Ponto de Cultura, uma rede orgânica de gestão, fomentação e criação cultural, faz parte do programa Cultura Viva do MinC.

Os projetos funcionam como instrumento de articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou fortalecimento das identidades culturais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp