icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mostra de Teatro apresenta peças com texto de Loudes Ramalho

XV Mostra Estadual de Teatro e Dança apresenta duas montagens de textos da dramaturga Lourdes Ramalho. Evento começa a partir das 18h desta quarta-feira.

Publicado em 25/11/2009 às 11:19

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Lourdes Ramalho é a nossa grande dramaturga, a grande poeta dos nossos palcos. Sabe, como ninguém, costurar a poética popular à carpintaria teatral. Nesta quarta-feira (25), a XV Mostra Estadual de Teatro e Dança apresenta duas montagens de textos dela, Romance do Conquistador, levado ao palco pela Companhia Paraibana de Comédia, e Guiomar, Filha da Mãe, do Grupo Experimental Cena Aberta. Com estas, já são quatro montagens de textos, ou a partir de peças, de dona Lourdes encenadas durante o evento

Confira a programação da Agenda Cultural

Conhecida pelo fenômeno dos espetáculos em série Pastoril Profano, a Companhia Paraibana de Comédia recebeu um prêmio Myriam Muniz, da Funarte, para montar O Romance do Conquistador. Cogitou-se trabalhar com encenadores convidados, mas, por fim, optou-se por uma solução caseira e Edilson Alves, ator e diretor da companhia, assina mais esse trabalho.

O humor popular de dona Lourdes combinou muito bem com o elenco afeito à comédia rasgada e escrachada – escracho aliás, que está presente no próprio texto. A apresentação acontecerá a partir das 19h20, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.

A programação da noite começa às 18h com o espetáculo Vital, montado pela Cia. Rima de Dança, de Cabedelo, com direção e coreografia de Rita Spinelli e baseado na Carta de São Paulo aos Coríntios.

Em seguida, às 18h40, haverá apresentação de outro espetáculo de dança, Do Salão ao Povão, direção de Rosilene Gordonônio, do grupo de Dança Caetés, de Campina Grande.

Pela mostra paralela, no palco montado no Bar dos Artistas, será apresentado às 20h20, o espetáculo Movies, do grupo Molin Rouge, com direção de Nívea Ligiane, de João Pessoa. São coreografias a partir de cenas de alguns filmes célebres.

Reunindo um grande elenco, de companhias diferentes, a Farsa do Poder, adaptação do texto de Racine Santos, dramaturgo potiguar, marca, sim, um processo de construção coletiva. Abrigados sob o nome jocoso e trocadilhesco de Osfodidário, Thardelly Lima, da Piollin, Fabíola Morais e Dudha Moreira, do Bigorna, e Daniel Porpino, do Coletivo Alfenim, compartilham a direção do espetáculo que foi resultado de um projeto acadêmico e teve orientação da diretora Christina Streva, do Ser Tão Teatro. A apresentação será às 20h50.

O encerramento será às 22h50, com a apresentação de Guiomar, Filha da Mãe. Marcos Pinto é um grande admirador da obra de Lourdes Ramalho. Neste espetáculo ele também atua. A peça faz uma revisão, bem-humorada, da história do Brasil.

À tarde, a partir das 14h, estão sendo realizados os debates sobre os espetáculos apresentados na noite anterior com a participação de convidados, a exemplo do encenador da Cia. do Feijão, Pedro Pires.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp