icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Novos berros do poeta

Jessier Quirino apresenta seu novo espetáculo 'Vizinhos de Grito' nesta sexta-feira (30) e sábado (31) no Teatro da Facisa em CG.

Publicado em 30/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:59

Vizinhos de janela, de parede-e-meia, de terreiro, de litoral, de sertão, de cidade. Jessier Quirino sobe novamente ao palco de Campina Grande para apresentar seu mais novo espetáculo, batizado de Vizinhos de Grito, que “vem de uma terminologia sertaneja, do vizinho um pouco mais distante, mas que dá para ouvir do grito”, explica o poeta.

O recital com músicas, poemas e ‘causos’ conhecidos do público e também inéditos acontecerá nesta sexta-feira e sábado, sempre às 20h30, no Teatro da Facisa, localizado na av. Senador Argemiro de Figueiredo, 1901, Itararé.

Vizinhos de Grito também está sendo preparado para sair em DVD homônimo, que está em fase de pós-produção, gravado no mês passado pela Rede Globo Nordeste no Teatro Boa Vista, no Recife, Pernambuco, com as participações especiais de Maciel Melo e Xangai. Será o primeiro DVD da carreira do poeta.

“Como aconteceu no DVD, eu dou uma repassada na obra completa no espetáculo, com poemas tidos como clássicos e novos”, aponta o paraibano. “Uma colcha de retalhos com altos e baixos, onde as pessoas vão acabar rindo ou refletindo e músicas que darão o toque da magia”.

Dentre os novos poemas e canções, Jessier apresentará obras como ‘Coco do pé de manga’, ‘Obra inacabada de uma colher de pedreiro’ e ‘Papel de bodega’, que fazem parte do livro que recebe o título do último poema e será lançado amanhã, a partir das 15h, na loja Clube Ludi, no Shopping Luíza Motta, junto com mais dois livros infantis do autor (leia mais no texto ao lado).

HOMENAGEM A CG

Jessier terá espaço para os clássicos como ‘Parafuso de cabo de serrote’, ‘Paisagem de interior’ e ‘Mané Cabelim’, dentre outros que seus vizinhos costumam gritar na plateia.

“Dependendo do andamento podemos encaixar”, avisa.

Na ocasião, o poeta homenageará sua cidade natal com ‘Forró de Zé Lagoa’, um dos hinos de Campina Grande composto pelo pernambucano que foi radicado na ‘Rainha da Borborema’ Rosil Cavalcanti (1915-1968).

Para ambientar essa sonora vizinhança, Jessier Quirino se apresentará junto com os cinco músicos em um palco com uma renovada cenografia, retratando esculturas de figuras típicas do universo da cultura nordestina dos seus ‘causos’, versos e melodias defendidos a “golpes de declamação”, como o próprio poeta costuma dizer.

“Será um espetáculo bonito de se ver, dentro do nosso seguimento. Será rigorosamente mato a dentro com uma hora e meia de duração”, brinca.

Além da bilheteria do teatro, os ingressos para a apresentação – que custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada) – estão à venda no Club Ludi (Shopping Luíza Motta), Art Casa (av. Brasília, 1439) e J. Ferreira Colchões (av. Canal, 357, Santo Antonio). A classificação indicativa para Vizinhos de Grito é 12 anos.

QUIRINO LANÇA 'PAPEL DE BODEGA'

Amanhã, Jessier Quirino irá lançar, na loja Clube Ludi (Shopping Luíza Motta), em Campina Grande, a partir das 15h, o livro Papel de Bodega (Edições Bagaço).

“O nome vem das anotações de um bodegueiro. Ele segue basicamente a mesma linha que os anteriores”, conta o poeta. “Contém a poesia urbana e sertaneja, ‘causos’ e músicas”.

A obra é prefaciada por Rolando Boldrin e vem com um disco contendo as declamações, que contam com as participações especiais de Xangai, Maciel Melo e Túlio Borges. “O livro teve uma maturação de três anos, que foi de 2010 a 2013”, recorda o autor.

O lançamento do Papel de Bodega contará com a apresentação e comentários do professor do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Alarcom Agra do Ó.

Com oito livros já lançados, Jessier Quirino também autografará duas de suas publicações para o público infantil: Chapéu Mau e Lobinho Vermelho e Miudinha (ambas também das Edições Bagaço).

O primeiro livro aborda a preservação das espécies e do meio ambiente, em uma releitura a partir do famoso conto Chapeuzinho Vermelho. “É uma inversão de valores já que o vitorioso da história clássica é o caçador”.

Já o segundo livro, Quirino mostra a pequenina protagonista com suas grandes dificuldades. Por isso, Miudinha precisa da ajuda dos seus amigos animais para que possa participar da festa de aniversário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp