icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Oblivion estreia nos cinemas; confira estreias

Filme mostra a Terra no ano de 2077, desolada e radioativa depois de décadas de guerra entre a humanidade e uma raça extraterrestre.

Publicado em 12/04/2013 às 8:00

No alto dos seus 50 anos, o galã Tom Cruise ainda mantém o pique dos filmes de ação. Depois de encarar precognições de crimes em Minority Report - A Nova Lei (2002) e uma invasão alienígena em Guerra dos Mundos (2005) – ambos sob a direção do eterno garoto-prodígio Steven Spielberg – o astro volta a enveredar por cenários futuristas da ficção científica, agora com Oblivion (idem, EUA, 2013), que estreia nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande. (Confira horários e outras estreias)

Dirigido por Joseph Kosinski, que remodelou a ‘odisseia eletrônica dos anos 1980’ com Tron - O Legado (2010), o filme mostra a Terra no ano de 2077, desolada e radioativa depois de décadas de guerra entre a humanidade e uma raça extraterrestre.

Jack Harper (Cruise) é um dos últimos coletores em atividade no planeta depois da evacuação. Ele faz parte de uma grande operação para extrair os recursos vitais. Na sua última missão com a ‘equipe de limpeza’, sua vida muda completamente após resgatar uma mulher (a ucraniana Olga Kurylenko, que já foi ‘bondgirl’ em 007 - Quantum of Solace) de uma nave espacial tombada.

O elenco é completado com Morgan Freeman e Melissa Leo (ambos estão em Invasão à Casa Branca, ainda em cartaz), além do dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau (também em cartaz nos cinemas paraibanos com o terror Mama) e a britânica Andrea Riseborough (Não me Abandone Jamais).

“É uma história universal que acontece no futuro, mas não a qualificaria de ficção científica”, desqualificou o diretor, em uma coletiva em Los Angeles no lançamento do filme. “Trata-se de um homem que descobre algo dentro de si, seu processo para se transformar em herói e a persistência do verdadeiro amor”, explica.

“Jack Harper é um sujeito comum, meio melancólico, que apenas faz seu trabalho diariamente sem dúvidas ou questionamentos”, descreve Tom Cruise, que veio ao Brasil no final de março para promover o filme. “Ele desce todos os dias a Terra para consertar os drones (naves robôs), e está a duas semanas de deixar o planeta. Então, ele começa a se questionar por que faz aquilo, e também sente afinidade pelo planeta e não quer ir embora”.

Confira edição do JPTV com André Cananéa e Audaci Jr comentando as estreias da semana:


ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO

Quando se mudou para o sul da Califórnia, há oito anos, Joseph Kosinski estava frustrado porque não arranjava trabalhos publicitários. Então, começou a rabiscar um tratamento de oito páginas que viria a ser Oblivion. “Para evitar ficar louco, comecei a escrever esta história que pensava que poderia servir como um grande primeiro filme”.

O argumento acabou se transformando em uma história em quadrinhos homônima lançada nos Estados Unidos pela Radical Publishing com ilustrações do sueco Andrée Wallin (que trabalha com artes conceituais de games como o novo Halo 4).

Um exemplar caiu nas mãos de Tom Cruise, que topou protagonizar o longa-metragem antes de qualquer pré-produção. “Eu li apenas um capítulo de introdução que Joseph estava divulgando, não tinha nem roteiro ainda na época. Então, nós conversamos, ele me contou a história toda e eu quis fazer na hora”.

Diferente de Tron - O Legado, Oblivion não foi convertido nem rodado em 3D, mas foi concebido com uma tecnologia digital de altíssima resolução (4K). Kosinski, que se inspirou em obras como 2001, Blade Runner e Star Wars, limitou o uso da cenografia virtual e gravou paisagens panorâmicas do céu do Havaí de cima do cume de um vulcão para projetar as imagens no set durante as filmagens, cortesia do diretor de fotografia chileno Claudio Miranda, ganhador do Oscar este ano por As Aventuras de Pi.

Depois de Oblivion, engana-se quem acha que Tom Cruise vai dar uma pausa na sci-fi: de olho no futuro, o cinquentão está trabalhando em cinco projetos atualmente – dentre eles, All You Need is Kill, filme inspirado em uma HQ japonesa de mesmo título com previsão de estreia para março de 2014. O tema? Invasão alienígena e viagens no tempo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp