icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Os movimentos oníricos

Artista plástico Danilo Moveo lança a exposição 'Temprea_Mentes' nesta quarta-feira (10) na Usina Cultural Energisa em João Pessoa.

Publicado em 10/04/2013 às 6:00


O movimento do abstracionismo dos sonhos, a técnica da tempera e influências no campo das neurociências e psicologia são as bases dos matizes da paleta do artista plástico paraibano Danilo Moveo, que apresenta sua segunda exposição individual, intitulada Tempera_Mentes, nesta quarta-feira, às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

“Sou biólogo. Toda a minha formação foi sobre o sistema nervoso”, conta o artista que provoca emoções através da abstração de faces, animais e silhuetas. “A partir destas manchas, a pessoa pode identificar as imagens”.

Na mostra gratuita são 14 trabalhos utilizando a tempera, um tipo de tinta utilizado para a técnica do guache. “Faço as obras sem a utilização de pincéis”, revela. “Com bisnagas, vou moldando em cima das telas e vou encontrando as formas”.

Para moldar as substâncias imprecisas do imaginário surreal e onírico, as inspirações vêm de nomes como o russo Wassily Kandinsky (1866-1944), pioneiro nos estudos não figurativos no ocidente, e o psiquiatra suíço Hermann Rorschach (1884-1922), que ficou conhecido pelo seu trabalho sobre o significado psicológico de interpretações através das manchas de tinta, técnica chamada de ‘teste de Rorschach’.

A inspiração de Moveo é evidenciada na exposição em uma das telas batizada de ‘O Paraíso de Rorschach’.

JANELA DA ALMA
Dentre as obras, a exposição apresenta dois painéis (1,30 x 1,10 m), telas que variam de 90 x 70 cm e 60 x 80 cm, além de um objeto artístico: um manequim feminino negro em que a pintura de Moveo é evidenciada nos cabelos e nos olhos brancos.

“Retratar os olhos sem as pupilas é outra característica minha como pintor que agreguei do italiano Modigliani (1884-1920), já que dizem que os olhos são a janela da alma”, aponta o paraibano.

Nascido em João Pessoa, Danilo estudou desenho, pintura, fotografia e técnica vocal no Centro Estadual de Artes (Ceart), em 2007.

Até o ano passado assinava seu nome de batismo, Danilo Andrade de Meneses. Passou a adotar a palavra em latim ‘Moveo’ por se aproximar de sua proposta artística: a expressão significa – dentre outras definições – ‘aquilo que gera o movimento e se consolida como olhar’.

A exposição Tempera_Mentes se encontrará aberta ao público paraibano até o dia 30 deste mês.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp