icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Paraíba teve até Jabuti em 2013

Publicado em 29/12/2013 às 8:00


O JORNAL DA PARAÍBA inicia neste domingo uma retrospectiva cultural do ano que está terminando. Durante toda esta semana, nossa reportagem vai remexer nas folhas caídas do calendário para lembrar os fatos e personagens que deixaram suas marcas nas áreas da literatura, cinema, música, teatro e artes visuais.

E quem melhor para começar a contar uma história de fatos e personagens que os escritores? 2013 vai ter espaço garantido na biografia de muitos deles. Principalmente porque biografia foi o assunto do ano, com a queda de braço judicial entre artistas (encabeçados pela famigerada associação 'Procure Saber') e os paladinos das biografias não autorizadas.

Exaurida pela mídia, a polêmica (e como se leu esta palavra!) reflete a preocupação ética de um mercado literário que está em pleno amadurecimento: país convidado da Feira do Livro de Frankfurt (na Alemanha), o Brasil que o escritor Luiz Ruffato, em seu debatido discurso proferido na abertura do evento, chamou de "periferia do mundo", agora se destaca como vendedor de direitos autorais, e não apenas como comprador.

Um dos reflexos deste amadurecimento do mercado é a profusão de eventos literários nas capitais e no interior. O Augusto das Letras, que ocorreu em João Pessoa em setembro; a 4ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo), que ocorreu em outubro; e a edição de abertura da Letras e Luzes na Serra - Feira Literária de Areia são uma prova viva deste fenômeno na Paraíba.

Estado que também cresce editorialmente: a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb), por exemplo, emplacou duas indicações na 55ª edição do Prêmio Jabuti.


Uma delas, Becquerel e a Descoberta da Radioatividade, do professor Roberto de Andrade Martins, conquistou o 3º lugar no prêmio, na categoria 'Ciências exatas, tecnologia e informática'.
Também foram indicados ao Jabuti os nossos Carlos Marcelo e Rosualdo Cavalcante com O Fole Roncou! (Zahar); e Maria Valéria Rezende com Ouro Dentro da Cabeça (Autêntica).

Valéria se deu bem: ficou em 3º lugar na categoria 'Juvenil'. Ela, André Ricardo Aguiar e Luyse Costa estão ainda entre os autores selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), este ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp