icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Peça teatral encena em JP Dom Quixote para crianças

Musical "Dom Chicote Mula Manca & Zé Chupança", montado pelo Grupo Vem Art, está em cartaz em João Pessoa neste sábado (5) e domingo (6).

Publicado em 05/09/2009 às 9:11

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Há 404 anos, o espanhol Miguel de Cervantes revolucionaria a literatura ao escrever um romance que se tornaria uma referência e um clássico atravessando línguas, gerações: Dom Quixote.

Hoje, o público de João Pessoa terá a oportunidade de conferir a força e a atualidade desta fábula sobre a condição humana, por meio do musical Dom Chicote Mula Manca & Zé Chupança, espetáculo infantil montado pelo Grupo Vem Art, do Ceará, com adaptação de Oscar Von Phful e direção de Cláudia Valéria. A apresentação é neste sábado (5) e domingo (6), a partir das 17h, no Teatro Santa Roza.

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural.

O musical tem um público direcionado: crianças de quatro a dez anos de idade. Responsável pela produção executiva dos espetáculos do grupo, Moacyr José explica que o trabalho da companhia é muito voltado para as escolas. A chegada ao Dom Quixote se deu por sugestão dos professores. “Eles queriam que nós fizéssemos um espetáculo em que pudéssemos falar sobre violência e ecologia. Além do Von Phful, que fez uma bela adaptação desse clássico da literatura mundial”, explicou.

Em cena, seis atores interpretam 21 personagens. O uso da música auxilia bastante a recepção e ao andamento da montagem. Ao todo, são seis músicas executadas durante a apresentação. “É também uma maneira de nós usarmos outra linguagem, a dança, por meio das coreografias”, informa José.

Na avaliação de Moacyr José, com a utilização da música, a criança se envolve mais. “A música tem o poder de deixar a criança com a atenção mais acurada”.

Com um trabalho prévio junto às escolas, Moacyr relata que chega a deixar o CD com as músicas do espetáculo para que os estudantes tenham um contato mais intenso com o espetáculo. “É interessante que há momentos durante a apresentação que é possível ouvir as crianças fazendo coro com os atores. Dentre as músicas há sempre uma ou outra que despertam mais interesse e chamam mais a atenção deles”.

O espetáculo estreou em Fortaleza em março deste ano. Também já se apresentou em Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Sobral, Natal e Campina Grande. “É uma divertida comédia e como em nossos trabalhos anteriores, conta com uma bem cuidada produção, e aborda temas da atualidade como a preservação do meio ambiente, o desmatamento e a poluição das águas, e o combate à violência contra o homem e a natureza”, opina Moacir.

Depois de fazer sessões exclusivas para as escolas, as apresentações de hoje e de amanhã são abertas ao público em geral. “Estamos de portas abertas tanto para as crianças que queiram rever o espetáculo como para a comunidade em geral que queira assistir”.

O Grupo Vem Art está em atividade há 30 anos sempre trabalhando sob a perspectiva de um teatro pedagógico e voltado para o público infantil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp