Poligamia x relacionamento aberto: entenda casamentos de Aline e Fred do BBB 23

Poligamia é um estilo de vida não-monogâmico mais abrangente, enquanto no relacionamento aberto é comum ter um “parceiro principal”.

Aline Whirley e Fred Nicácio, do BBB 23, vivem casamentos abertos com seus maridos. (Foto: Reprodução/Redes sociais).

A cantora e ex-rouge, Aline Wirley, vive com seu marido, Igor Rickli. Juntos, eles têm um filho de oito anos, chamado Antônio. Já o médico Fred Nicácio está há quatro anos casado com Fabio Gelonese. Fred e Aline estão nesta 23ª edição do Big Brother Brasil e chamam a atenção do público porque ambos possuem um relacionamento aberto, que é preciso ser diferenciado da poligamia.

Não-monogamia, poligamia e outros estilos “alternativos” de se relacionar vêm sendo pautados em discussões cada vez mais populares. Mas qual seria a diferença entre a poligamia e o relacionamento aberto? Tem distinção?

Poligamia x relacionamento aberto

O psicólogo Fabrício Oliveira explica de maneira simples: relacionamento aberto é quando um casal, normalmente formado por duas pessoas, tomam a decisão consensual de explorar a não-monogamia. A exploração pode ser desde relações sexuais até mesmo um namoro. Apesar disso, ainda existe o casal “primário”.

Existem várias formas de ter um relacionamento aberto. Entre elas estão:

  • Tríade-relacional: apenas uma das pessoas do casal tem uma ou várias relações extraconjugais;
  • Quad: duas pessoas do casal optam por se relacionar extraconjugalmente com outras duas pessoas;
  • Singular-superficial: relações mais superficiais, com apenas beijos ou encontros sem atividades sexuais.

No caso de Aline Wirley e Fred Nicácio, por exemplo, eles podem se relacionar com outras pessoas e explorar suas sexualidades, mas a entrega e dedicação maior ainda vai ser para seus respectivos maridos – que ainda são seus principais parceiros.

Poligamia x relacionamento aberto: entenda casamentos de Aline e Fred do BBB 23
Aline e Igor estão juntos há 13 anos e têm um filho de 8. (Foto: Reprodução/Redes sociais).

“Já nas relações poligâmicas eles vivem juntos, é um compromisso com todos 24 horas. Geralmente, ficam sempre debaixo do mesmo teto, juntos, inclusive nas relações sexuais. Diferente dos relacionamentos abertos, que alguns procuram só relações prazerosas, casuais”, disse o psicólogo.

Ele ainda explica: o termo poligamia é uma palavra grega que significa “a prática de múltiplos casamentos”. Ou seja, é a união conjugal entre um casal com outra ou mais pessoas ao mesmo tempo.

O modelo é aceito e permitido por lei em algumas sociedades e religiões como o Islamismo – que reconhece a prática há séculos.

Já no Brasil, o casamento é permitido por lei somente entre duas pessoas e conforme visto no art. 235 do Código Penal, casar novamente já sendo casado, é crime com pena de dois a seis anos de reclusão.

Poligamia x relacionamento aberto: entenda casamentos de Aline e Fred do BBB 23
Fabio Gelonese e o marido, Fred Nicácio. Ambos são médicos e estão casados há quatros anos. (Foto: Reprodução/Redes sociais).

Relacionamento aberto dentro do BBB

Fred Nicácio e o ator Gabriel Santana se beijaram ainda na primeira semana do BBB 23. Depois do beijo, Gabriel brincou: “quero conhecer seu marido!”, disse.

Poligamia x relacionamento aberto: entenda casamentos de Aline e Fred do BBB 23
Beijo entre Fred Nicácio e Gabriel Santana no BBB 23. (Foto: Reprodução/Globoplay).

Já Aline Wirley ainda não se relacionou com ninguém dentro da casa, mas falou sobre seu relacionamento aberto com Igor.

“Na verdade, eu tô há 13 anos com o Igor e desde que a gente se casou, a gente sempre soube que as coisas iam se transformar. Que o nosso casamento não é um casamento convencional. Existem necessidades emocionais que ao longo da vida a gente vai mudando e a gente foi descobrindo. Eu sou casada com o meu melhor amigo”, afirmou a cantora.

Ciúmes e amadurecimento na poligamia

No ponto de vista psicológico, Fabrício ressalta que é importante para uma pessoa adepta a poligamia o trabalho da calma e da empatia: “Tem que ter uma personalidade para facilitar harmonia entre todos, assim as relações são amenas e sem muitos danos psíquicos”, explica.

Essas características podem frutificar bastante uma relação poligâmica e mostrar à uma sociedade monogâmica que, com um entendimento maduro e relacional, a convivência pode seguir sem abalar nenhum participante, nem criar danos psíquicos.

“Sabemos que a maioria das separações de casais são de traições, e nos autores do gênero masculino, seus desejos não conseguem ser controlados. O machismo desperta essa face. As mulheres por outro lado, também despertam desejos por outros homens, mas a maioria tende a controlar”, sinaliza o psicólogo sobre a monogamia.

Apesar disso, ao longo dos anos a psicologia vem estudando comportamentos relativos à poligamia, focando na saúde mental das mulheres e fatores de risco existentes, como o predomínio de situações de violência emocional e física pelo esposo – alerta o psicólogo.