icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Prêmio para a arte do NE

Sivuca, Antônio Barros & Cecéu, Genival Lacerda e Assis Ângelo são os grandes homenageados da 5ª edição do Troféu Gonzagão.

Publicado em 21/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08


Um prêmio que rompeu a barreira da música e passou a celebrar os artistas brasileiros. Assim se caracteriza o Troféu Gonzagão, que terá sua 5ª edição realizada esta noite, às 20h, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, e premiará cinco importantes figuras da cultura brasileira. Quatro deles são artistas que carregam a musicalidade nordestina em suas obras: Sivuca (prêmio in memoriam), a dupla Antônio Barros & Cecéu, e Genival Lacerda. Já Assis Ângelo, quinto homenageado, é historiador e escritor, e será lembrado por seu estudo e defesa à música nordestina.

A homenagem aos nomes de destaque da literatura e música popular nordestina promove a valorização e incentivo à cultura.

Foi isso que garantiu Rilávia Maia, organizadora do Troféu Gonzagão, que destacou o alcance que todos os homenageados conseguiram ao longo de suas respectivas trajetórias. Segundo ela, apesar de muitos dos artistas celebrados pelo prêmio serem nordestinos, todos são reconhecidos no Brasil inteiro, como também fora dele, além de carregarem os ensinamentos musicais de Luiz Gonzaga.

“Este prêmio já alcançou um patamar nacional e nós estamos muito felizes em realizá-lo mais um ano para celebrar artistas que enriquecem a cultura nordestina. Todos os anos, nós homenageamos um artista in memoriam, e em 2013 o escolhido foi Sivuca pela pluralidade desse multi-instrumentista, maestro, cantor e uma das principais figuras paraibanas reconhecidas no exterior. Já Genival Lacerda é um dos artistas que venderam mais discos na história. São mais de três milhões. E Antônio Barros e Cecéu têm mais de 700 composições gravadas por quase todos os cantores nordestinos”, justificou as escolhas Rilávia Maia.

A homenagem ao historiador, jornalista, escritor e consultor do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), Assis Ângelo, se deu por sua defesa à música e profundidade no estudo dos elementos que compõem a cultura nordestina. De acordo com o que Rilávia explicou, a experiência acumulada em vários anos dedicados às artes fez Assis Ângelo atingir um patamar onde poucos puderam chegar. “Este paraibano de João Pessoa fez muito pelo Nordeste. Precisamos valorizar e celebrar quem tanto defende a cultura nordestina”, acrescentou.

Dentre os dois mil convidados que irão prestigiar o evento, estarão cerca de 120 artistas de todo o Nordeste. Também estão confirmadas as presenças de Raimundo Fagner, Elba Ramalho e João Gonçalves, que participarão da festa entregando os prêmios aos homenageados, além de outros cantores, como Alcimar Monteiro, Nando Cordel, Flávio José, Pinto do Acordeon, Dorgival Dantas, Sirano & Sirino, Biliu de Campina e Inaudete Amorim, além do Trio Nordestino e Os Três do Nordeste.

A organizadora ainda confirmou a presença de Breno Silveira, diretor do filme Gonzaga de Pai para Filho. O Troféu Gonzagão é uma parceira entre o Centro de Ortodontia Integrado de Campina Grande, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e do Projeto Sesi Cultura Tradição da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp