icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Programação no Zarinha celebra a 100ª edição de "Menino de Engenho"

Zarinha Centro de Cultura, em João Pessoa, realiza programação comemorativa durante quatro dias para marcar o feito das cem edições do romance.

Publicado em 01/06/2010 às 9:28

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

José Lins do Rego foi o maior romancista de todos os tempos. Não só um autor clássico da Paraíba, mas um nome que se perpetuou nas letras nacionais. Sua escrita fácil, sua ideia clara e seus enredos que mais pareciam conversa em pé de ouvido, escondendo um senso de elaboração e artesania, marcaram nossa literatura.

Seu livro de estreia, Menino de Engenho, está em centésima edição. A José Olympio, casa editorial que sempre acompanhou a trajetória do escritor paraibano, caprichou na edição comemorativa. O livro vem com ilustrações do artista plástico e também paraibano, Tomás Santa Rosa.

O Zarinha Centro de Cultura, em João Pessoa, realiza uma programação comemorativa durante quatro dias para marcar o feito das cem edições do romance.

Levado ao cinema por Walter Lima Júnior, Menino de Engenho conta a estória de Carlos de Melo, que quando sua mãe morre assassinada pelo pai se vê na fazenda do avô sendo criado pelas tias. O romance tem algo de autobiográfico, embora não seja um livro de memórias. Aqui, Zé Lins mostra o alumbramento com a vida no campo, a iniciação sexual e o contato com as histórias de Trancoso pela Velha Totonha.

Programação:

Terça-feira, 1 de junho

- 19h – Abertura da exposição: O Mundo de José Lins do Rego – Desenhos em sanguine e bico de pena do Artista Flávio Tavares;
Curadoria: Francisco Fernandes e Alessio Toni

- 19h20 - Homenagem Ao Mestre com carinho: Alessio Toni, professor de gerações que conhecem e conheceram José Lins do Rego, a língua portuguesa e iniciaram-se na cultura, através dos seus ensinamentos.

- 20h – Exibição do Filme: O Engenho de José Lins – direção: Wladimir de Carvalho – duração: 90min;

Quarta-feira, 2 de junho

- 17h – Exibição do filme: O Engenho de José Lins – direção: Wladimir de Carvalho – duração: 90min.

Quinta-feira, 3 de junho

- 17h - Exibição do filme: O Engenho de José Lins – direção: Wladimir de Carvalho – duração: 90min.

Sábado, 5 de junho

- 18h – teatro infanto-juvenil: Zé Lins – O Pássaro Poeta – Grupo:Coletivo Fazendo Arte

- 19h – Palestra sobre “Menino de Engenho” com o imortal da APL/PB - Hildeberto Barbosa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp