Projeto Cinesolar exibe gratuitamente filmes em João Pessoa e Campina Grande

Lançado em 2013, o projeto é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável.

Foto: Divulgação

O projeto Cinesolar exibe gratuitamente filmes em João Pessoa e Campina Grande nos dias 23 e 24, utilizando como fonte a energia solar. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros e os longas “Rio” e “Mogli – O Menino Lobo”.

Em Campina Grande, a programação será no domingo (23), na praça Jornalista Evandro Barros ou, em caso de chuvas, no Projeto Social Batalha do Pedregal. Já na capital paraibana, as sessões acontecem na Escola Viva Olho do Tempo, em Gramame, na segunda-feira (24).

Projeto Cinesolar

Lançado em 2013, o projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

O Cinesolar – circuito Paraíba é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocinio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Além das sessões de cinema, na cidade de João Pessoa o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flavio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do Banco Votorantim.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

Campina Grande – 23/01

  • Horário: 18h Sessão Curtas e 19h Filme Rio
  • Local: Praça Jornalista Evandro Barros
  • Endereço: Universitário, Campina Grande
  • Local em caso de chuva: Projeto Social Batalha do Pedregal

João Pessoa – Data: 24/01 – Segunda-feira

  • Oficinema solar: 14h30 às 17h00
  • Sessão Curtas: 18h
  • Filme Mogli – O Menino Lobo: 19h
  • Local: Escola Viva Olho do Tempo
  • Endereço: Rua Agricultor Carlos Onofre Nobrega, 4236 – Gramame – João Pessoa