icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Reggae em equilíbrio

Com quase 15 anos de carreira, grupo Ponto de Equilíbrio lança seu primeiro DVD.

Publicado em 22/12/2013 às 8:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:36

Prestes a fazer 15 anos de carreira, o grupo de reggae carioca Ponto de Equilíbrio faz, enfim, sua estreia em DVD.

Gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em junho do ano passado, Juntos Somos Fortes (independente, R$ 30,00) registra a performance do grupo para músicas dos três discos lançados pela banda.

De quebra, o show conta com a inédita ‘Estar com você’ e as participações do rapper Marcelo D2 (na música ‘Malandragem às avessas’) e Lauro Farias, do Cidade Negra (que canta em ‘Soul rebel).

Confira, a seguir, a entrevista que o JORNAL DA PARAÍBA fez com o guitarrista Márcio Sampaio.

ENTERVISTA

- JP- Esse é o primeiro DVD da banda, que já está na estrada há 14 anos. Como é lançar um DVD depois de tanto tempo e por que só lançá-lo agora?

- MÁRCIO SAMPAIO - Está sendo muito bom, um sonho concretizado. Há muito tempo nosso público vem pedindo um DVD da banda, mas para realizar este projeto, foi preciso muito planejamento e um grande investimento. Somos uma banda 100% independente e para gravar um DVD com a qualidade que queríamos, e que nosso público merece, não foi fácil.

- JP - O DVD contou com as participações de Marcelo D2 e de Lauro Farias. Como foi trabalhar com esses músicos?

- MS - Foi excelente. Além de grandes músicos, são grandes amigos, o que tornou tudo muito verdadeiro e prazeroso.

- JP - Nesse show vocês gravaram grandes sucessos da banda e lançaram a música ‘Estar com você’. Fala um pouco dessa composição e faz um balanço do repertório, por favor.

- MS - Esta canção é uma música de amor que foi composta por mim e Hélio Bentes e foi incorporada ao repertório que incluiu as "melhores" canções de cada um de nossos três álbuns.

- JP - Hoje em dia não existe estilo musical puro. Mas vocês consideram O Ponto de Equilíbrio puramente reggae? Escuto no som de vocês algumas influências de ritmos tipicamente brasileiros, como samba, o maracatu...

- MS - Exatamente! Não dá para se prender a um rótulo e ficar escravo dele. Fazemos música e tudo que gostamos e ouvimos é incorporado às nossas músicas. Claro que o reggae é o nosso principal ritmo, mas somos brasileiros e nascemos ouvindo samba, maracatu, jongo e etc...

- JP - As músicas, geralmente, falam da filosofia rasta. Explica um pouco sobre essa ideologia, que norteia a reggae music.

- MS - A ideologia rasta tem muitas e muitas vertentes. Nós nos espelhamos nessa filosofia para buscar uma vida mais harmoniosa e tranqüila. O grande ensinamento é o amor fraternal e universal. Pode parecer utópico e até um pouco "clichê", mas é exatamente o que o mundo precisa: mais amor!

- JP - O nome Ponto de Equilíbrio tem a ver com essa filosofia?

- MS - Sim. Para conseguirmos atingir este amor universal, precisamos buscar nosso equilíbrio, o equilíbrio entre as coisas, entre todos nós.

- JP - O que vocês acham do reggae no cenário da música nacional? Acham que se adequou ao mercado, à cultura e aos ritmos do Brasil?

- MS - É um cenário forte, mesmo não tendo tanta exposição como outros ritmos. Nós temos uma média de 8 a 10 shows por mês por todo o Brasil e observamos o crescimento do gênero a cada dia. Nossa página do Facebook tem mais de 1 milhão de seguidores, o que mostra a força do Reggae e do Ponto. Esperamos que isso cresça cada vez mais e traga mais renovação para a música.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp