Um dos gigantes da guitarra, John McLaughlin faz 80 anos

Um dos gigantes da guitarra, John McLaughlin faz 80 anos

John McLaughlin fez 80 anos nesta terça-feira (04). Inglês, ele começou a se projetar internacionalmente no final da década de 1960, quando foi morar nos Estados Unidos. Integrou a banda de Miles Davis no momento em que este fundiu o jazz com o rock e criou o jazz rock.

McLaughlin se integrou perfeitamente na banda de Davis com grande domínio técnico do instrumento e extraordinário senso de improvisação. Seus improvisos são precisos e muito velozes.

A próxima empreitada do músico foi a criação da Mahavishnu Orchestra. O quinteto já é filho da fusão empreendida por Davis, juntando jazz, rock e música indiana.

Em Love Devotion Surrender, John McLaughlin parece ter tirado Carlos Santana da “viagem” de Woodstock, fazendo um álbum de inspiração religiosa e tributo ao jazzista John Coltrane.

Friday Night in San Francisco é o inacreditável encontro encontro de três violões: John McLaughlin, Paco de Lucia e Al Di Meola. Três monstros da improvisação em instrumentos acústicos.

John McLaughlin se aproximou da música brasileira através de Egberto Gismonti, de quem gravou Frevo, e esse vídeo mostra os dois tocando juntos Lôro, também de Gismonti.