Um dos gigantes da guitarra, John McLaughlin faz 80 anos

John McLaughlin fez 80 anos nesta terça-feira (04). Inglês, ele começou a se projetar internacionalmente no final da década de 1960, quando foi morar nos Estados Unidos. Integrou a banda de Miles Davis no momento em que este fundiu o jazz com o rock e criou o jazz rock.

McLaughlin se integrou perfeitamente na banda de Davis com grande domínio técnico do instrumento e extraordinário senso de improvisação. Seus improvisos são precisos e muito velozes.

A próxima empreitada do músico foi a criação da Mahavishnu Orchestra. O quinteto já é filho da fusão empreendida por Davis, juntando jazz, rock e música indiana.

Veja também  Elis de 1972 é um disco de carreira, mas parece um grandes sucessos. Ouça na Sexta de Música

Em Love Devotion Surrender, John McLaughlin parece ter tirado Carlos Santana da “viagem” de Woodstock, fazendo um álbum de inspiração religiosa e tributo ao jazzista John Coltrane.

Friday Night in San Francisco é o inacreditável encontro encontro de três violões: John McLaughlin, Paco de Lucia e Al Di Meola. Três monstros da improvisação em instrumentos acústicos.

John McLaughlin se aproximou da música brasileira através de Egberto Gismonti, de quem gravou Frevo, e esse vídeo mostra os dois tocando juntos Lôro, também de Gismonti.