Sting canta Russians por paz na Ucrânia e a gente pergunta se Putin também ama as crianças russas

Sting canta Russians por paz na Ucrânia e a gente pergunta se Putin também ama as crianças russas

“EU ESPERO QUE OS RUSSOS TAMBÉM AMEM SUAS CRIANÇAS”. Essa frase colou nos meus ouvidos em 1985. Faz tempo. 37 anos. O autor dela é Sting, o músico inglês que fizera parte do power trio The Police e, aos 34 anos, lançava seu primeiro disco sozinho. A frase estava na letra de Russians, que fundia uma melodia do compositor erudito russo Prokofiev a uma bela canção pop de Sting.

Em 1985, o mundo estava sob o comando de duas potências: os Estados Unidos e a União Soviética. Mikhail Gorbachev governava a URSS, que levaria mais seis anos até ser dissolvida. Os Estados Unidos eram governados em segundo mandato por Ronald Reagan, um velho ator que migrara do cinema para a política.

A canção de Sting, por causa desse verso e da menção às crianças russas, parecia contra a URSS, mas não era. O que ele dizia claramente era que todos nós só estaremos salvos se os russos também amarem suas crianças. Putin ama as crianças russas? – podemos muito bem perguntar agora que a Rússia invade a Ucrânia.

Russians, a canção, permanece muito atual. Os nomes, só eles, mudam, mas a brutalidade de uma guerra é a mesma. A invasão de um país pelo outro não merece aplauso. Incrivelmente, tem gente de esquerda no Brasil, gente que fala de paz que quer a guerra e usa as redes sociais para defender Putin, um indefensável.

No final de semana, Sting usou as redes sociais para lançar uma nova versão de Russians. Ele, naturalmente, é contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. Vejam/ouçam a música.