Jorge Ben Jor faz aniversário e ninguém sabe direito quantos anos ele tem

Jorge Ben Jor faz aniversário nesta terça-feira (22), e ninguém sabe direito quantos anos ele tem. Sou do tempo em que seu nome era Jorge Ben – Ben Jor veio muito depois – e adoro seu trabalho, que acompanho, disco a disco, desde aquele álbum de 1969 que tem País Tropical.

O primeiro registro que tenho da sua idade é de uma publicação da Editora Abril do início dos anos 1970. Nela, Jorge Ben nascera em dezembro, e não em março, e o ano era 1940. Estava, portanto, com 24 anos quando lançou seu primeiro disco, o incrível Samba Esquema Novo.

Mais tarde, vi 1942 – e também 1943 – como o ano do seu nascimento. Mas, no início de 1994, numa conversa com ele nos bastidores da TV Cabo Branco, prestei muita atenção num detalhe. No meio do papo, o artista disse algo como “agora que já fiz 40 anos…”. Ora, “já fiz 40 anos” em 1994! O cara esconde a idade – foi o que pensei.

Veja também  É preciso reconhecer que o São João não é mais o mesmo. Meu São João é o que está muito bem guardado na memória afetiva

De todo modo, sempre trabalhei com dois dados esclarecedores. Primeiro, que Jorge Ben lançou seu disco de estreia em 1963, bem antes de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulinho da Viola. Segundo, que já servira o Exército quando Samba Esquema Novo chegou às lojas.

Para confundir ainda mais as coisas, nos últimos anos, consta que Jorge Ben nasceu em 1945. Ou seja: nesta terça-feira, 22 de março de 2022, estaria completando 77 anos. O que significa dizer que só tinha 18 anos quando lançou Samba Esquema Novo.

Mais confusão na área: a autora (Kamille Viola) de um livro sobre o álbum África Brasil – outro dos seus grandes discos – encontrou um documento com outro ano para o nascimento de Ben Jor: 1939. Sendo assim, morando sozinho no Copacabana Palace, hoje o nosso queridíssimo Jorge Ben faz 83 anos!