O Brasil não merece o Brasil, esse país em permanente transe

O Brasil não merece o Brasil, esse país em permanente transe

Martin Scorsese, um dos mais importantes cineastas do mundo, preside a Film Foundation. A fundação vai disponibilizar em streaming quase 50 filmes restaurados. Entre eles, está Terra em Transe, do brasileiro Glauber Rocha, de quem Scorsese é grande admirador.

Martin Scorsese é um americano de origem italiana, daí, certamente, o seu interesse pelo cinema do mundo, não só o dos Estados Unidos. Nesse seu “mundo” cinematográfico cabem muitos países. A Itália, naturalmente, em primeiro lugar, mas o Brasil também.

Terra em Transe é o mais importante filme político realizado no Brasil. Unidos em Glauber Rocha, o gênio do construtor e o mito do demolidor gestaram um filme que fala das nossas questões cruciais. Falava em 1967. Continua falando agora, quando já estamos há 55 anos da sua realização.

Esquerda, direita, populismo, messianismo, o papel dos intelectuais, o povo, a desigualdade, o autoritarismo, o nosso destino enquanto Nação. Está tudo em Terra em Transe, que é, ainda, absolutamente devastador como delírio estético do seu realizador.

Os brasileiros deviam ver Terra em Transe. Sobretudo garotas e garotos da nova geração. Sabemos que não veem. Imaginem Terra em Transe exibido e debatido nas escolas. Um debate que funde o Eldorado (país imaginário) do filme com o Brasil de 2022, de Bolsonaro. Seria incrível!

Tristemente, o Brasil não merece o Brasil. Por isso, não conhece e não discute seus criadores. E, mais tristemente ainda, vive em permanente transe.

*****

Eldorado é aqui!

Fecho com uma das sequências mais fortes de Terra em Transe.