SILVIO OSIAS
Já ouviu Caetano Veloso e Kleber Lucas cantando Deus Cuida de Mim? O vídeo está aqui
Caetano Veloso e Kleber Lucas lançaramo dueto deles para a canção gospel Deus Cuida de Mim.
Publicado em 05/12/2022 às 5:47 | Atualizado em 01/03/2023 às 17:56
Caetano Veloso e Kleber Lucas lançaram, neste domingo (04), nas plataformas digitais, o single com o dueto deles para a canção gospel DeusCuida de Mim. A canção, gravada originalmente no final dos anos 1990, é de autoria de Kleber Lucas. Além do single com o áudio, está disponível também o vídeo de Deus Cuida de Mim. Você pode ver e ouvir no final desse post.
Sou filho de um ateu cristão. E há ateus cristãos? Há, sim. São pessoas que não acreditam em Deus, mas têm um sentimento cristão do mundo. Ou um sentimento religioso da vida. Às vezes, essas pessoas são muito mais cristãs, ou são muito mais religiosas do que quem vive dentro das igrejas. Digo isso para quem se surpreende com o fato de que Caetano Veloso, ateu, tenha gravado uma canção como Deus Cuida de Mim.
Se aprendi com meu pai que há ateus cristãos, aprendi com Dom José Maria Pires que não há Brasil sem o povo evangélico. Aposentado, morando em Belo Horizonte, Dom José (ou Dom Pelé, ou Dom Zumbi) prestava atenção nas pequenas igrejas pentecostais ou neopentecostais em suas andanças pela periferia da cidade. E dizia que elas estavam fazendo pelos pobres, quase todos pretos, daquelas comunidades o que os católicos não faziam mais.
Kleber Lucas é pastor, é músico de sucesso no segmento gospel. Progressista, vai cantar na posse de Lula. Foi muito pobre, passou fome e, em sua comunidade, tinha o socorro de gente que não era de igrejas cristãs, mas de religiões de matriz africana. Caetano Veloso, como Dom José Maria Pires, sabe que não é mais possível entender o Brasil sem o mundo evangélico, sem considerar a existência e os significados das igrejas pentecostais e neopentecostais.
Caetano Veloso é ateu. Dona Canô, sua mãe, era católica. O filho mais velho (Moreno) é tão cristão quanto do candomblé, sincrético como a Bahia. Os mais novos (Zeca e Tom) são evangélicos. É muito bonito ouvi-lo cantar Deus Cuida de Mim com Kleber Lucas. Esse encontro, cheio de emoção, abre diálogos que têm a ver com a visão rica e complexa que ele tem do Brasil e com os seus sonhos sobre o nosso destino enquanto Nação.
Comentários