Coração de Estudante foi feita para Jango e não para Tancredo Neves

No final de 1993, Milton Nascimento lançou um álbum ao vivo. A faixa de abertura era Coração de Estudante. A melodia havia sido composta por Wagner Tiso. A letra levava a assinatura de Milton Nascimento, que, comumente, é pouco lembrado como letrista.

A música não foi um grande sucesso, mas certamente ficou na memória de muita gente. A definitiva inserção dela na memória afetiva de milhões de brasileiros se deu mesmo em abril de 1985, quando, numa versão instrumental, foi usada pela Globo na extensa cobertura da morte do presidente Tancredo Neves.

O que muita gente até hoje ainda não sabe sobre Coração de Estudante é que a música não foi composta nem para o álbum ao vivo de Milton Nascimento muito menos para servir de trilha sonora do funeral de Tancredo Neves.

Originalmente, Coração de Estudante é um tema instrumental, ainda sem a letra de Milton, escrito para o filme Jango, de Sílvio Tendler. Jango é um filme no qual o documentarista Tendler se debruça sobre a trajetória do presidente João Goulart e, naturalmente, conta a história do golpe de 1964.

Jango tem músicas de Wagner Tiso e Milton Nascimento. O documentário foi lançado no início de 1984, à época em que o povo foi às ruas pedir a volta das eleições diretas para presidente. A campanha das Diretas Já certamente impulsionou o êxito do filme, algo incomum em seu gênero.

Um pouco de história. Em 1961, na renúncia de Jânio Quadros, os militares quiseram impedir a posse do vice João Goulart. A saída encontrada para assegurar a posse foi a aprovação de uma emenda parlamentarista que retirou poderes do presidente. Jango assumiu tendo Tancredo Neves como premiê – os dois juntos na foto que abre a coluna.

Coração de Estudante, música e letra, a gente ouve no álbum ao vivo de Milton Nascimento. É uma bela canção que evoca dois momentos históricos da vida nacional: a campanha das Diretas Já e, um ano depois, a morte de Tancredo Neves. Coração de Estudante foi feita para Jango e não para Tancredo, mas está associada aos dois.