Fã e estudioso dos Beatles na Paraíba diz como seria se o Álbum Branco tivesse apenas um disco

Os Beatles lançaram o Álbum Branco em novembro de 1968. O título: simplesmente, The Beatles. Dois discos, 30 faixas e uma capa totalmente branca. Daí foi que passou a ser chamado de The White Album. Flagra o grupo perto do final da carreira. Para muita gente, é o melhor trabalho dos Beatles. Com certeza, é um dos melhores.

George Martin, o produtor dos Beatles, não gostava muito do Álbum Branco. Achava excessivo, longo demais. Se dependesse dele, teria sido somente um disco e não dois. Martin diz isso com todas as letras no documentário Anthology e é criticado por Paul McCartney.

Fã e estudioso dos Beatles na Paraíba diz como seria se o Álbum Branco tivesse apenas um disco

Um texto recente que li sobre George Martin e suas críticas ao Álbum Branco me motivou a procurar um cara que reputo como o maior estudioso dos Beatles na Paraíba, o músico, fã e colecionador Waldir Dinoá (Foto/Reprodução). A ele, perguntei: como seria se o Álbum Branco dos Beatles fosse um e não dois discos?

Não é um desafio fácil, mas Waldir topou, e aí está, sob sua ótica, o duplo Álbum Branco dos Beatles transformado em um disco com 14 faixas:

LADO 1

Back in The USSR

Dear Prudence

Glass Onion

Obladi Oblada

While my guitar gently weeps

I Will

Happiness is a warm gun

LADO 2

Birthday

Revolution 1

Blackbird

Yer Blues

Martha my dear

Mother Nature’s son

Helter Skelter 

Waldir Dinoá ampliou o desafio e sugeriu o repertório de quatro compactos como forma de inserir, nos lados B, quatro músicas que ficaram de fora do seu LP de 14 faixas:

Single 1

Obladi Oblada/Julia

Single 2

While my guitar gentle weeps/Everybody’s got something to hide

Single 3

Back in The USSR/Sexy Sadie

Single 4

Birthday/I’m so tired 

*****

Wadir Dinoá já foi professor de inglês, é arquiteto e músico. Seu instrumento é o contrabaixo, mas não é o único. Já fez cover dos Beatles, Paul McCartney, Led Zeppelin e Rush. Atualmente, está concluindo um álbum de canções autorais e, em certa medida, autobiográficas. Duas músicas desse álbum foram lançadas em singles nas plataformas digitais, e uma terceira estará disponível agora em junho.