SILVIO OSIAS
Lula está perdendo as condições de dizer "eu sou Lula!"
Coluna traz para a cena política um episódio envolvendo Jô Soares e Roberto Carlos.
Publicado em 30/06/2025 às 6:37 | Atualizado em 01/07/2025 às 9:11

O talk show de Jô Soares começou na segunda metade dos anos 1980. O programa que projetou o humorista como entrevistador era o Jô Onze e Meia e ia ao ar no SBT.
Jô Soares contava que, um dia, telefonou para Roberto Carlos, seu velho e querido amigo, e o convidou para ser entrevistado no Jô Onze e Meia.
Roberto Carlos disse que iria, mas que, antes, teria que pedir autorização a Boni. Afinal, o Rei tinha um contrato de exclusividade com a Globo.
Roberto Carlos procurou Boni, falou sobre o convite feito por Jô Soares e ouviu um "OK" - estava totalmente autorizado à entrevista no SBT.
A entrevista foi marcada, e, na véspera, Jô Soares recebeu um telefonema de Roberto Carlos. Ele comunicava que não iria ao Jô Onze e Meia no dia seguinte.
O motivo, segundo Roberto Carlos, era simples. Boni viajara, não deixara a autorização com ninguém e, como ainda não havia telefonia móvel, não foi encontrado.
Jô Soares, então, deu um conselho ao amigo: "Todo dia, quando acordar, se olhe no espelho e diga três vezes - eu sou Roberto Carlos!". E encerrou a conversa.
Algumas horas se passaram, Jô Soares foi surpreendido por um novo telefonema de Roberto Carlos e ouviu dele uma frase curta e grossa: "Eu vou ao seu programa!".
De vez em quando, lembro desse episódio envolvendo Jô Soares e Roberto Carlos. Não sei se foi exatamente assim ou se havia algo de lenda no relato de Jô.
Mas, lenda ou realidade, é uma história muito boa, e ela cabe em outros cenários, que não o dos artistas como Jô e Roberto. Cabe, perfeitamente, no cenário da política.
Na atual cena política nacional, cabe, por exemplo, no presidente Lula. O conselho de Jô Soares a Roberto Carlos poderia muito bem ser transferido para o presidente.
"Lula, todo dia, quando acordar, se olhe no espelho e diga três vezes - eu sou Lula!". Lula, triste e infelizmente, parece estar perdendo as condições de dizer "eu sou Lula!".
Comentários