Somente três cidades brasileiras – por enquanto – verão show de despedida de Milton Nascimento

Somente três cidades brasileiras - por enquanto - verão show de despedida de Milton Nascimento

A Última Sessão de Cinema é o título de um grande filme que Peter Bogdanovich realizou em 1971. A Última Sessão de Música é como se chama uma das faixas do álbum Milagre dos Peixes, que Milton Nascimento (Foto: Divulgação) lançou em 1973, depois de ter sido todo mutilado pelos censores da ditadura. A faixa, um pequeno tema que Bituca executa ao piano, reapareceu no ano seguinte no álbum Milagre dos Peixes ao Vivo. Quase meio século mais tarde, A Última Sessão de Música é como vai se chamar a turnê de despedida de Milton Nascimento.

O anúncio oficial foi feito no final de semana através de um tocante vídeo divulgado pelo artista. Mas o crítico Mauro Ferreira, do G1, já havia postado em sua coluna que Milton deixaria os palcos com uma grande turnê em 2022 e que esta se chamaria A Última Sessão de Música. Os leitores de Mauro Ferreira não foram, portanto, apanhados de surpresa.

Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira (18). O que se sabe, por enquanto, é que o show vai passar por três cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte). Será visto também na Europa e nos Estados Unidos. Em outubro, Milton Nascimento vai fazer 80 anos. Ele tem a saúde fragilizada por um diabetes severo com o qual convive desde meados dos anos 1990.

Antes da pandemia, Milton Nascimento realizou uma turnê mundial. Era Clube da Esquina. O repertório revisitava as canções da década de 1970, sobretudo as do álbum feito em parceria com Lô Borges em 1972, disco que, há pouco, à altura em que completa 50 anos, foi considerado por especialistas como o melhor da música popular brasileira.

Clube da Esquina passou por João Pessoa em 2019. Extraordinário! Um homem frágil, mas um gigante da música do Brasil, cantando as canções que marcaram as nossas vidas e o nosso tempo – era o que tínhamos no show de Bituca. Os que viram Clube da Esquina e não puderem ver A Última Sessão de Música já se despediram de Milton ao vivo. E como foi inesquecível aquela noite!

Ouça Milton executando A Última Sessão de Música.

Veja o vídeo com o anúncio da turnê A Última Sessão de Música.