icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Tom não gostava de Elis, Elis não gostava de Tom, mas, juntos, fizeram uma obra-prima

Publicado em 21/09/2023 às 7:31


                                        
                                            Tom não gostava de Elis, Elis não gostava de Tom, mas, juntos, fizeram uma obra-prima

Elis e Tom, Só Tinha de Sercom Você estreia nesta quinta-feira (21) em uma centena de salas brasileiras. Dirigido por Roberto de Oliveira e Tob Jom Azulay, o documentário entra em João Pessoa numa sala do Manaíra Shopping. O filme, com duração de 100 minutos, conta a história do disco que Tom Jobim e Elis Regina fizeram, juntos, em 1974.

Tom Jobim não gostava de Elis Regina. Elis Regina não gostava de Tom Jobim. Mesmo assim, a gravadora mandou os dois a Los Angeles para a gravação de um disco que seria uma espécie de presente pelos 10 anos de carreira de Elis. O álbum, que poderia não ter sido terminado, é, no entanto, uma obra-prima e logo se transformou num clássico absoluto da música popular brasileira.

Naquele estúdio em Los Angeles, os conflitos entre Tom Jobim, 47 anos, e Elis Regina, 29, não eram os únicos. Tom também implicava com o pianista, maestro e arranjador César Camargo Mariano, marido de Elis e diretor musical dela. O compositor questionava o gosto de César pelos pianos elétricos e desconfiava da capacidade dele para escrever os arranjos.

Elis & Tom não é um disco de bossa nova. Tem clássicos do período, como Corcovado, Só Tinha de Ser com Você e Brigas NuncaMais, mas reúne outras facetas da produção de Tom Jobim.

No repertório de 14 músicas, que se estendem por pouco mais de 40 minutos, há também o Tom camerístico (Modinha, Por Toda aMinha Vida, O Que Tinha de Ser) da parceria com Vinícius de Moraes na fase anterior à bossa nova, e o Tom posterior à bossa em músicas como Triste, Pois É e Retrato em Branco e Preto, as duas últimas, em parceria com o jovem Chico Buarque.

Em Soneto de Separação, o Tom minimalista põe melodia nos versos do Vinícius poeta e não letrista de canção popular. E o Tom ecológico coloca versos no tema instrumental Children's Games e o transforma em Chovendo na Roseira. Inútil Paisagem é da parceria com Aloysio de Oliveira, produtor do disco. E Fotografia, letra e música de Tom, ganha cores jazzísticas.

A obra-prima de Elis & Tom é Águas de Março, a faixa de abertura. Tom já gravara precariamente para o disquinho de bolso do Pasquim, e Elis o fizera muitíssimo bem no seu álbum de 1972. A música está ainda em Matita Perê, inclusive em inglês na edição americana do extraordinário disco de Jobim. E, claro, há a inacreditável versão de João Gilberto em seu Álbum Branco.

Águas de Março é uma das grandes canções do século XX. Quem disse foi Leonard Feather, o mais importante e mais respeitado entre todos os críticos de jazz. Águas de Março é um dos sambas mais lindos do mundo. Aí, quem disse foi o nosso Chico Buarque. As palavras serão insuficientes para descrever a beleza do dueto de Elis e Tom em Águas de Março.

Elis & Tom tem arranjos de Tom Jobim e César Camargo Mariano. Elis canta em todas as faixas. Tom, em algumas, mas faz também piano e violão. O quarteto mágico que gravou o disco é formado por César (piano e piano elétrico), Paulo Braga (bateria), Luizão (baixo) e Hélio Delmiro (guitarra). Chico Batera (percussão) e Oscar Castro-Neves (violão) fazem participações especiais.

Em 2024, Elis & Tom completa 50 anos. Agora, podemos ouvir o disco e ver o filme. Celebremos.

Imagem ilustrativa da imagem Tom não gostava de Elis, Elis não gostava de Tom, mas, juntos, fizeram uma obra-prima

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp