icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Superstars' sem barreiras

Neste sábado, em João Pessoa, a banda Dois Africanos apresenta repertório autoral que fez sucesso na TV.

Publicado em 25/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:32

“É um hip hop sem barreiras”, resume Opai BigBig. “Nossa música não tem definição, mas toda a fundamentação tem base no hip hop”, acrescenta Izy Mistura, ambos vocalistas e líderes da banda Dois Africanos, grupo que fará uma apresentação neste sábado, às 21h, no Centro Cultural Espaço Mundo, em João Pessoa. Na bilheteria, os ingressos custam R$ 30,00 (individual).

Criado desde 2012, quando o duo veio do continente africano para estudar no Nordeste (Big na Universidade Federal da Paraíba, e Izy, na Universidade Federal do Ceará), o grupo ganhou notoriedade nacional quando participou no último domingo da audição do reality show de bandas SuperStar, programa da Rede Globo.

De acordo com eles, a fanpage no Facebook pulou de cinco mil para mais de 16 mil curtidas depois da aparição no programa, assim como as visualizações no canal do YouTube da música autoral que foi apresentada na TV, 'Eu sou de lá', resultando em 88% de aprovação do público e do júri formado por Sandy, Paulo Ricardo e Thiaguinho, este último sendo escolhido como 'padrinho' do grupo na competição.

Sempre simpáticos e humildes, ambos reconhecem na entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA que nada mudou, apesar do aumento nos pedidos de shows. “Vamos ao Restaurante Universitário e comemos com a mesma galera”, exemplifica Izy Mistura.

Apesar de só ter se conhecido em terras brasileiras, a dupla teve a afinidade musical sem cortar o 'cordão umbilical' com seu país de origem, que também tem uma ligação forte com o Brasil. “Sempre foi um dos nossos focos mostrar a África”, frisa Izy. “Desde quando cheguei aqui, falo que todo mundo é o meu primo”.

Essa comunhão é registrado tanto nos clipes gravados na UFPB ou no Centro Histórico de João Pessoa, quanto na música que catapultou o Dois Africanos para a fama nacional. Lançada em 2013, junto com o disco independente Primeiro Passo, 'Eu sou de lá' fala sobre os jovens africanos que buscam sonhos em outras partes do mundo.

Big lembra da letra de 'Primeiro passo' acerca do preconceito racial ou social: “Cada meu hoje é melhor que meu ontem”. A intenção, segundo o rapper, é lembrar para o público que somos seres humanos acima de tudo. “O que a gente faz é pro Brasil todo. Aqui nos identificamos muito”.

'AI SE EU TE PEGO'
A banda Dois Africanos faz o som do chamado world hip hop, uma mistura de pop rap e R&B com várias influências musicais, inclusive – lógico – os ritmos brasileiros.

Opai Bigbig e Izy Mistura, naturais do Togo e Benin, respectivamente, relembram que, antes de chegar no Brasil, conheciam as músicas tupiniquins através das telenovelas que passavam por lá.

Big puxa pela memória e cantarola uma canção de Djavan. Recorda aos sorrisos também que, quando ouviu pela primeira vez no Brasil o hit 'Ai se eu te pego' – estouro de Michel Teló no outro lado do mundo –, se tocou que ele era brasileiro.

Izy afirma que a matéria-prima para as músicas pode vir tanto de sons da natureza quanto de samples capturados em rodas de samba. Com material inédito para fazer um novo disco, eles pensam em fazer um disco com base no Primeiro Passo, adicionando músicas e refazendo outras.

Além de Izy e Big, completam a banda o baterista Igor Thayan, o guitarrista Pitota, o baixista Jeff e o DJ Alf.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp